terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Partida de Futebol


Pois é pessoal, demorei a postar, pois, estava trabalhando muito... Mas, vamos as novidades...

No próximo dia 17 de dezembro a nossa equipe de futebol, a ABC Dias de Sol, estará recebendo a ilustre visita de um dos clubes mais queridos de Alagoas, Clube de Regatas Brasil, e, também de um Técnico que dispensa apresentações, o Professor Guilherme, tantas vezes campeão nas categorias de base do ilustre CRB, isso mesmo, o CRB estará em Paripueira jogando contra a revelação de nosso futebol. Você é nosso convidado e não poderá perder a oportunidade de ver as equipes: Campeã e vice Campeã do Campeonato de Futebol do SESI TV Gazeta de 2010.

Não esqueça, sua presença é muito importante, dia 17 de dezembro (sexta-feira) às 14:00hs no Campo do Norte, serão três partidas que com certeza farão você presenciar o bom futebol.
Nossos agradecimentos a Welisson Miranda, Sr Enoque, Igor Costa(www.portaldonorte-al.com), Rafael(Bar e Restaurante do Ary) e Passaporte Vem que Tem(ao lado do Fórum de Paripueira).

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Internautas colocam AL entre os 10 melhores do turismo no Brasil


O Estado de Alagoas surpreendeu em 2010 e continua mostrando seu desenvolvimento. Em 22 categorias existentes no Prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo”, Alagoas ficou entre os finalistas em sete. A premiação, que aconteceu na noite desta quinta (21), no Rio de Janeiro, é decidida pelo leitor da Revista Viagem e Turismo da Editora Abril e o voto é feito via internet.

Alagoas está entre os dez melhores em: melhor estado; melhor cidade, Maceió; melhor cidade de praia, Maragogi; melhor resort, Salinas do Maragogi; melhor hotel, Ritz Lagoa da Anta; melhor pousada, Pousada do Toque; e melhor SPA, Spa Engenho do Corpo.

O prêmio elege os ‘best sellers’ de várias categorias do turismo, seja nacional ou internacional. Assim o leitor, que já conheceu o destino, escolhe o que acha melhor e torna público seu gosto.

Segundo Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo de Alagoas, ser finalista em sete categorias em uma premiação nacional é a prova de que Alagoas alçou voos altos. “Estamos crescendo nacional e internacionalmente, isto é o resultado do nosso investimento em infraestrutura, produtos e serviços. Agora sentimos o gostinho de poder dizer: ‘estamos no caminho certo”, comemora.

Novis ainda explica que ter alcançado destaque em sete categorias é um marco para o Estado. A premiação reuniu 200 finalistas de todo o país, onde 10 mil leitores fizeram sua escolha votando nos melhores das 22 categorias.

O Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo – A escolha do leitor é uma eleição anual organizada desde 2001 pela revista Viagem e Turismo, onde os leitores votam em seus favoritos do turismo no Brasil e no exterior.

A votação, realizada via internet, pelo site www.viajeaqui.com.br , elege os melhores do setor.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Frases...


"A motivação em buscar a Deus não deve ser por medo do inferno, mas pelo forte amor que sentimos por Ele."

"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência."

"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos."

"É parte da cura o desejo de ser curado."

"O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo."

"É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca."

"Na vida, não existem soluções. Existem forças em marcha: é preciso criá-las e, então, a elas seguem-se as soluções."

"Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela."

"Motivação não é sinônimo de transformação, mas um passo em sua direção."

"O que empobresse o ser humano, não é a falta de dinheiro, mais sim, a falta de fé,motivação e criatividade."

"Habilidade é o que vc é capaz de fazer. Motivação determina o que vc faz. Atitude determina a qualidade do que vc faz."

"Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano."

"Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando... Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive, já morreu..."

"Acredite em você mesmo, pois é só voce que pode se alto julgar. Ouse, arrisque e nunca se arrependa. Não desista jamais e saiba valorizar quem te ama, esses sim merecem seu respeito. Quanto ao resto, bom, ninguem nunca precisou de restos para ser feliz."

"Não acredite em tudo que ouvires! Há mentiras que sempre serão ditas, e verdades que jamais serão pronunciadas..."

"Quando você quiser algo, lute por ele, porque em algum dia você vai consegui-lo e vai ter a certeza de que tudo que você fez valeu à pena..."

"Não acredite nas mentiras que falam sobre mim...
Acredite nas verdades que eu falo sobre você! "

Abraços a todos...
Em breve estarei postando mais!!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Hotéis lotados trazem otimismo sobre alta temporada turística

Rede hoteleira do Estado registra taxa de 100% de ocupação durante o feriado da padroeira do Brasil

A alta temporada turística de Alagoas começou este mês com ótima perspectivas. Só neste final de semana prolongado do feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a rede hoteleira alagoana registrou taxa de ocupação de 100%.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), os hotéis que mais lotaram foram os localizados em Maceió e Maragogi - considerado o segundo maior pólo turístico do estado.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, o bom desempenho da rede hoteleira neste feriadão se deve ao trabalho de parceria entre as secretarias de Estado e do município e entidades empresariais do mercado turístico que vêm divulgando os diversos destinos turísticos alagoanos em diversos eventos em todo o Brasil.
"Ao longo do ano realizamos ações promocionais do destino Alagoas nos principais mercados emissores brasileiros, entre eles, Belo Horizonte, Vitória e São Paulo. Agora estamos colhendo os frutos desse trabalho", afirma a secretária, mencionando que os números desta temporada prometem ser bastante positivos.

Fluxo de passageiros
Segundo dados da Infraero, o fluxo de turistas que desembarcaram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares aumentou 27,4% no mês de setembro em relação ao mesmo mês do ano passado.
Já no acumulado de janeiro a setembro, o crescimento do fluxo de passageiros no aeroporto de Maceió foi ainda maior, de 33,5%. Nos primeiros nove meses do ano, desembarcaram no Estado cerca de 1 milhão de passageiros contra um total de 783 mil registrados no mesmo período de 2009.
Só no mês de setembro deste ano, 121.066 pessoas chegaram a Maceió em voos nacionais e internacionais, em setembro do ano passado foram 94.989 passageiros.
De acordo com Danielle Novis, a tendência é a de que esses números registrem incrementos ainda maiores nos próximos cinco meses, com o auge da alta temporada no final do ano até o Carnaval. "Essa alta temporada promete", diz.

Horário de verão: confira mudança nos horários em Alagoas

Horário de verão começa às 0h do próximo sábado e termina às 0h do dia 2 de fevereiro

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nesta sexta-feira que nos estados em que não vigorará o horário de verão, as agências deverão antecipar em uma hora a abertura e o fechamento para atendimento ao público. A medida objetiva assegurar o perfeito funcionamento do serviço de compensação nas agências.

Os estados que terão alteração no horário de abertura das agências bancárias são: Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Desta forma as agências bancárias em Alagoas, a partir da próxima segunda-feira, 18, vão abrir às 9h e fechar uma hora mais cedo, às 15h.O horário das agências só voltará ao normal no dia 3 de fevereiro de 2011.

Segundo a Febraban, as agências e os postos de atendimento manterão fixados cartazes comunicando a mudança de horário de atendimento.

No aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares não terá alterações nos horário dos voos.

O horário de verão vigorará da 0h do próximo domingo (17) até a 0h de 2 de fevereiro de 2011 no Distrito Federal e nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo, de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Trabalho e Futebol


Olá pessoal!!! Demorei para postar material, estava trabalhando muito e um pouco sem tempo.
Quero falar hoje sobre a Associação.

Ela que foi criada com o principal objetivo de proporcionar meios para o desenvolvimento profissional, emocional, social, esportivo e cultural das pessoas, ampliando suas possibilidades de geração de renda, proporcionando espaços e atividades educacionais, culturais e sociais.

Um sonho antigo é bem verdade, mas, graças a Deus, chegou a hora.
Como tudo na vida tem seu momento, o nosso chegou.

Com o amadurecimento pessoal, veio a força e a vontade de colocar em prática.
Agora mais do que tudo eu quero ver as coisas acontecerem.

O primeiro passo foi dar continuidade ao nosso time de futebol.
Nosso time vinha jogando Futebol Society, agora estamos jogando Futebol de Campo, e, a 9 jogos invictos em Paripueira. Foram 2 empates e 7 vitórias. Ganhamos das equipes: Igreja Batista 2 vezes; Ganhamos da equipe do Condomínio Águas Mansas; Ganhamos da Equipe do Colégio Vila Rica; Ganhamos da Equipe do Resto do Mundo; Ganhamos da Equipe do Jader da Farmácia e no último sábado de virada, no campo do Norte, vencemos a Equipe do Juventude do amigo Del. Os empates aconteceram contra as Equipes da Grafmarques de Maceió e do Boca Juniors, aqui mesmo de Paripueira. A próxima vítima é a Equipe do Jaça de Maceió, do meu primo e amigo Dario Magalhães. O jogo está marcado para Sábado dia 16/10 ás 14:00hs no Estádio do Nacional, você é nosso convidado.

Nossa equipe é formada pelos seguintes atletas:
  1. Dilson;
  2. Dennysson;
  3. Dayvysson;
  4. Lucas;
  5. Everton;
  6. Wellington;
  7. Cicero " Barão"
  8. Laercio;
  9. Bí;
  10. Israel;
  11. Marcelo;
  12. Fernando "Nando";
  13. Clauwerton " Buiú";
  14. Artur Alto;
  15. Artur Magro;
  16. Igor;
  17. Jonathan;
  18. Jaelson "Juruna";
  19. Rony;
  20. Guiné;
  21. Lamarc;
  22. Rafael;
  23. Augusto;
  24. Diego.
Comissão Técnica:
Técnico: Alvací;
Auxiliar: Cicero " Zico"

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PTB oficializa apoio à candidatura de Ronaldo Lessa ao governo de Alagoas

A aposição do botom do candidato da Frente Popular por Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT), no peito do senador Fernando Collor de Mello (PTB), na manhã desta quinta-feira (7), oficializou o apoio ‘total, irrestrito e incondicional’ do Partido Trabalhista Brasileiro à candidatura de Lessa no segundo turno das eleições em Alagoas. A solenidade foi prestigiada por lideranças das agremiações partidárias das duas frentes.

Na ocasião foi apresentado à imprensa o manifesto assinado pelos presidentes de todos os partidos que compõem a coligação O Povo no Governo (PRB, PMN, PSL, PHS e PTC), no qual foi estabelecido que qualquer filiado da coligação está desautorizado a se posicionar contrariamente à iniciativa anunciada na coletiva.

O candidato do PDT ao governo, Ronaldo Lessa, agradeceu o apoio de todos os partidos aliados pela vitória no primeiro turno e aos mais de 390 eleitores que acreditaram em seu nome como melhor opção para mudar os rumos do Estado. Também agradeceu a aliança firmada com o PTB para o segundo turno ao anunciar que já conversou com os outros candidatos ao governo – Mário Agra, Jefferson Piones e Tony Cloves – que devem conversar ainda essa semana com as respectivas executivas para definir o apoio no segundo turno. “Nosso alvo agora será os mais de 800 mil eleitores que votaram contra esse governo, que traiu os servidores, os trabalhadores e a população”.

Ronaldo Lessa reafirmou seu compromisso em dar um tratamento diferenciado à juventude, público mais vulnerável às drogas e violência – Alagoas ostenta os maiores índices de homicídios de jovens no País. “Vamos recomeçar um processo que ficou paralisado por quatro anos. Investir em escolas, no esporte. Faltam políticas públicas de inclusão social; não basta polícia nas ruas para conter a violência, o jovem precisa de perspectivas de futuro”., completou.

Ao justificar a decisão da sua coligação, o senador Fernando Collor explicou que o caminho do PTB e partidos aliados não poderia ser outro diante do total desgoverno em que se encontra o Estado. “Tenho a plena convicção que esta foi a atitude mais correta; a única alternativa para encontrar o caminho certo do desenvolvimento econômico e social que Alagoas precisa”, afirmou, ao destacar que o PTB é um dos partidos da base de sustentação do presidente Lula e de apoio à candidatura de Dilma Rousseff. “Esse é outro ponto de convergência das duas coligações. Temos propostas de governo semelhantes e trabalhamos por um objetivo comum que é eleger Dilma Rousseff presidenta do Brasil”.

“Esse governo que finda colocou Alagoas nos piores patamares de mortalidade infantil, analfabetismo, miséria absoluta e violência, e isso não poder se perpetuar por mais quatro anos. Com a eleição de Ronaldo Lessa temos a convicção de um governo que valoriza os servidores públicos, as classes sociais, as instâncias dos poderes. Com ele o povo pode ter a perspectiva de um futuro melhor”, completou o senador ao convocar os afiliados do PTB e demais partidos a trabalharem com total empenho na captação de votos para Ronaldo Lessa e Dilma Rousseff.

O candidato a vice-governador na coligação de Ronaldo Lessa, Joaquim Brito (PT), anunciou a posição do Partido dos Trabalhadores, destacando que tanto a executiva estadual como a nacional verbalizaram total aprovação à parceria. “Nós do PT estamos honrados e convictos da importância da aliança firmada, que tem como prioridade a eleição de Ronaldo e Dilma Rousseff. Brito evidenciou a significativa votação obtida pela coligação o Povo no Governo: “a nossa responsabilidade aumenta agora; temos um desafio maior que será corresponder às expectativas de todos”.

Respondendo a perguntas de jornalistas sobre a posição da deputada federal eleita Célia Rocha (PTB), que apoiou o candidato adversário no primeiro turno, o senador anunciou que a mesma garantiu seguir a decisão do partido, o PTB, que agora apoia Ronaldo Lessa.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sesc inaugura galeria de artes em Arapiraca


Para tornar pública a diversidade artística de Arapiraca, o Sesc Alagoas realiza no dia 11 de setembro, às 19h, a abertura da exposição Imaginário Coletivo, que tem a participação de 11 artistas plásticos arapiraquenses ou radicados há muitos anos na cidade: Antônio Albério, Alan Carlos, Renan Padilha, Marcone Macedo, Dija, Sivonaldo Menezes, Marcelo Mascaro, Égide Amorim, Zenaide, Zeneide e Zenilda Petuba. Com curadoria de Vera Maurício, a mostra, que inaugura a galeria de artes do Sesc Arapiraca, tem como proposta evidenciar a diversifidade da produção artística contemporânea da cidade.

“Arapiraca sempre foi um grande celeiro de artistas. Para essa primeira mostra, optamos por convidar tanto artistas mais experientes quanto alguns novos talentos, embora todos já tenham realizado exposições em Alagoas e em outros estados”, explica a curadora, Vera Maurício, professora, formada em Educação Artística pela Universidade Federal de Pernambuco e radicada em Arapiraca.
A mostra Imaginário Coletivo fica aberta ao público até o dia 01 de outubro. A próxima exposição a ocupar a galeria Sesc Arapiraca, a partir da segunda quinzena de outubro, é Sobreluzes, da artista visual Myrna Maracajá, selecionada através de edital.

OS ARTISTAS

Antônio Albério
Nasce em Arapiraca, em 1969. Nos anos 90 começa a trabalhar com sucatas metálicas, transformando-as em esculturas de pequenas e grandes dimensões. Expõe em Maceió. Seguindo esta trajetória, o artista encontra na madeira a matéria-prima para a realização de obras artísticas e decorativas. Também desenha e pinta. Realiza exposições individual (Galeria Sesc Centro, Maceió) e coletiva no FESTA (Festival de Artes de Arapiraca).

Alan Carlos
Artista arapiraquense, inicia nos anos 80 sua caminhada para as artes. Na década seguinte ganha um prêmio no salão de artes plásticas de Arapiraca. Nesse mesmo período vai morar na Alemanha, onde se aperfeiçoa na carreira e realiza várias exposições pela Europa, na França, Alemanha e Itália. De volta ao Brasil, passa a morar no Recife e volta a pintar telas em grandes dimensões. Surge também o interesse pela escultura: em ferro, resina, massa plástica, entre outros materiais. Para o artista, a arte existe e é independente do criador.

Renan Padilha
Nascido em Viçosa, vive sua infância e adolescência em Penedo, mas, desde 1969, é em Arapiraca que o artista encontra o cenário ideal para sua produção artística. Expõe em vários estados do Brasil, entre eles São Paulo, onde passa a trabalhar com design de interiores. Em suas cerâmicas, potes, cabaças e bois, o artista geometriza seus traços, deixando as cores vibrarem num trabalho artístico e decorativo.

Marcone Macedo
Ainda quando criança, começa a pintar. Nos anos 90, firma-se como artista com desenhos e pinturas em telas. A partir daí não para mais de criar e produzir. Em 2009, participa de uma coletiva no FESTA (Festival de Artes de Arapiraca). Em 2009 faz sua primeira individual, na Galeria Sesc Centro, em Maceió. A identidade cultural nordestina é fonte de inspiração para o artista desenvolver seu processo criativo.

Dija
Autodidata, a inspiração do artista começa pelo desenho. Retratando pessoas anônimas e famosas, revela-se um artista realista. Seu trabalho rendeu homenagem, do Governo do Estado, em 2002, durante celebração ao cantor e compositor Djavan.

Sivonaldo Menezes
Desde cedo, o artista percebe sua vocação para as artes. Inicia com a pintura em tecido. Depois, começa a pintar em tela. É na arte sacra barroca, com seus arabescos, detalhes rebuscados e principalmente na riqueza do ouro, que o artista encontra sua satisfação pessoal e artística.

Marcelo Mascaro
Nascido no Recife, adota Arapiraca como sua cidade e fonte de inspiração. Passa por fases artísticas: surrealismo e figurativo. Retrata a natureza com sua série de beija-flores e agora entra na fase do abstracionismo.

Égide Amorim
Com uma carreira artística iniciada nos anos 70, a artista realiza várias exposições individuais e coletivas. Um grande marco na sua história artística é a pintura de uma tela ao vivo, durante um show de Hermeto Pascoal, no Teatro Deodoro, no projeto "Feira dos Sons". Além da pintura, também se dedica ao teatro e é orientadora da oficina "Grafismo indígenas", em papel, na aldeia Mata da Cafurna, em Palmeira dos Índios. O local a inspira para uma série de trabalhos e obras com a temática indígena.

Zenaide, Zeneide e Zenilda Petuba
Consideradas exímias escultoras arapiraquenses, as três irmãs arapiraquenses começaram a esculpir em pedra em 1993, por influência do mestre Zezito Guedes. Participaram de várias exposições pelo País e de feiras como a Artnor, em Maceió. Além de exposições, as irmãs têm suas esculturas no livro "Arte Popular Brasileira”, volume 2, entre 40 artistas de vários estados brasileiros . No Memorial da América Latina, em São Paulo, representaram Alagoas em mostra comemorativa aos 20 anos do Memorial.


SERVIÇO
Inauguração da galeria de artes do Sesc Arapiraca
Exposição Imaginário Coletivo
Artistas: Antônio Albério, Alan Carlos, Renan Padilha, Marcone Macedo, Dija, Sivonaldo Menezes, Marcelo Mascaro, Égide Amorim, Zenaide, Zeneide e Zenilda Petuba
Curadoria: Vera Maurício
Abertura: 11 de setembro, às 19h
Período: 11 de setembro a 01 de outubro
Visitação: terça-feira a domingo, das 12h às 18h
Entrada franca
Mais informações: 0800 284 2440

Em Maceió, Senac Alagoas sedia o Software Freedom Day 2010

Evento é realizado simultaneamente em diversas cidades do mundo

O auditório da Unidade Poço do Senac/AL, em Maceió (Rua Pedro Paulino, 77 – Poço), será sede no próximo dia 18, a partir das 9h, para o Software Freedom Day (SFD), o dia da celebração mundial do Software Livre e de Código Aberto (FLOSS - Free/Libre and Open Source Software). O evento é realizado desde 2004, simultaneamente em diversas cidades do mundo, e é coordenado globalmente pela Software Freedom International, uma organização sem fins lucrativos criada exclusivamente para esse propósito.

O objetivo do evento é promover os FLOSS, divulgando seus benefícios e vantagens, seja no ramo educacional, governamental, para uso doméstico ou empresarial, proporcionando igualdade de acesso ao conhecimento. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do site www.al.senac.br, banner opção 2.

Entre os temas que serão discutidos durante o evento, estão: Software Livre e o Mercado De Trabalho, Cultura Livre, Inclusão Digital, Linguagens de Programação (Python, Bash, PHP, PERL, Outras), Redes Sociais, Banco de Dados, Cloud Computing, e Segurança para Usuários Domésticos. Mais informações: (82) 3313.5251.

Pela 1ª vez, analfabetismo fica abaixo de 10% no país

Melhora, no entanto, foi de apenas 0,7% em 2 anos; Brasil tem 14,1 milhões de analfabetos


A taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais ficou pela primeira vez abaixo de 10% no Brasil, segundo dados da Pnad 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgados nesta quarta-feira (8).

Apesar disso, há pouco para comemorar: o país ainda tem 14,1 milhões de analfabetos (9,7% do total das pessoas nesta faixa etária), recuo de apenas 0,7% em comparação com 2008, quando 14,2 milhões de pessoas não sabiam ler e escrever.

A redução de 143 mil analfabetos no intervalo entre 2008 e 2009 equivale à população de uma cidade pequena no Estado de São Paulo, como São Caetano do Sul (região metropolitana). A maioria dos não alfabetizados (13,5 milhões de pessoas) possuem 25 anos ou mais, quase 93% do total.

A pesquisa, realizada anualmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta que o combate ao analfabetismo beneficiou um milhão de pessoas em cinco anos, entre 2004 (15,1 milhões de analfabetos) e 2009 (14,1 milhões). Nesse caso, houve redução de 7% no número de analfabetos em todo o país.

Cerca de 20% da população com 15 anos ou mais enfrenta problemas com o analfabetismo funcional, segundo a Pnad. Eles têm menos de quatro anos de estudo completos e conseguem cumprir tarefas simples, como assinar o próprio nome, mas não são capazes de ler e escrever livremente.

Houve uma pequena redução de 0,3% na taxa de analfabetismo funcional entre 2008 e 2009. Já em um intervalo de cinco anos, a diminuição foi de 4% - os analfabetos desse gênero deixaram de ser um quarto da população.

Nordeste

O Nordeste - que inclui Estados como Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia - concentra 7,3 milhões de analfabetos, o maior número do país, segundo a Pnad. Mais de 40% deles têm 50 ou mais anos de idade.

Apesar disso, os Estados nordestinos são os que mais evoluíram no combate ao analfabetismo entre 2008 e 2009. Quase 140 mil pessoas que não sabiam ler já foram alfabetizadas.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, havia definido como meta o ano de 2020 para que o país acabe com o analfabetismo. Sua previsão é que a taxa chegue a 6,7% até 2015, em uma etapa intermediária.

A maior dificuldade está com a população idosa que vive em cidades pequenas ou na zona rural, afirmou o ministro na época. Outro problema é que muitas pessoas sem alfabetização têm problemas de visão - no programa Brasil Alfabetizado, por exemplo, 75% dos alunos não enxergam direito.

- Você cria a turma, alfabetiza o adulto e depois de um ano ou dois ele regride porque, sem o óculos, ele não vai ler.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ONDE ESTÁ A MOTIVAÇÃO?


Um dos grandes dilemas que aflige as organizações empresariais de um modo geral tem sido responder ao seguinte questionamento: O que e como fazer para manter e/ou aumentar os níveis de motivação dos profissionais? Por que algumas pessoas são motivadas e outras não?

Motivação é um estado mental. Isto significa dizer que está preferencialmente se manifestando na mente de um indivíduo, portanto é algo intrínseco, parte de dentro para fora. Como o dinheiro é um estimulo que vem de fora, fica fácil concluir que ele por si só não motiva ninguém.

Isso fica muito claro quando encontramos pessoas muito ricas, que tiveram carreiras brilhantes e encontram-se a beira da morte. Ou até mesmo pessoas que se salvaram de um seqüestro ou de um grave acidente. Elas são unânimes em afirmar que o dinheiro, a fortuna, por si só, não é um fator de realização ou motivação.

O cantor Rod Stewart ao ser indagado se o dinheiro muda as pessoas, disse: Não, não muda. Pois, um idiota sem dinheiro, ainda será um idiota quando o tiver.

Dinheiro é um reforçador social que serve para alcançar objetivos e concretizar sonhos, mas, viver só em função dele, sem se ater para outras coisas é um tanto quanto complicado.

Há inúmeros exemplos de empresas que partiram para um melhoramento salarial sem se preocuparem com outros aspectos como clima organizacional, oportunidades de desenvolvimento e crescimento e benefícios e deram com os burros n’água , pois em pouco tempo o aumento salarial virou pó e os problemas da desmotivação continuaram.

Para finalizar diria que a verdadeira motivação acontece quando sentimos o prazer de realizar algo importante, isso sim não tem preço, pois tão importante quanto ganhar fortunas é o legado que se deixa, em termos de contribuição e crescimento das empresas em que atuamos.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dicas para fazer uma reunião bem-sucedida

Apenas um terço tende a ser produtiva; interrupções, falta de foco e assuntos paralelos são pontos críticos

Evite marcar reuniões desnecessárias e não envolva mais gente do que é preciso


Você sai das reuniões com mais problemas que soluções? Pois saiba que não é a única pessoa a passar por esse drama. Paulo Queija, diretor da MQS Consultoria, aponta o problema em diversas organizações: “O que ocorre muito nas empresas são reuniões sem pautas pré-estabelecidas ou com um gasto tremendo de tempo na montagem do PowerPoint a ser apresentado”, diz Queija.

Para Christian Barbosa, autor do livro “Estou em Reunião” (Editora Agir) e fundador da consultoria Triad OS, ainda não há no Brasil muita preocupação em valorizar o tempo utilizado em reuniões, enquanto empresas nos Estados Unidos, por exemplo, já investem na formação de profissionais focados em conduzir e otimizar esses encontros. “Apenas um terço tende a ser produtiva”, conta ele, que ainda completa: “Interrupções, assuntos paralelos, duração excessiva e piadinhas não deveriam acontecer nas reuniões. Quanto menos reuniões e pessoas envolvidas, melhor”.

O consultor Antônio Luiz Mendes, sócio-diretor da filial carioca da Dale Carnegie Training, concorda. Convidar profissionais e não permitir que eles participem é um dos erros mais comuns cometidos hoje em dia. “Se eu convoco uma reunião, é para saber o que está acontecendo e discutir soluções; se eu quero apenas comunicar uma decisão, a melhor opção é mandar um e-mail”, afirma Mendes.

Confira algumas dicas para conduzir uma reunião produtiva:

Verifique a necessidade da reunião
Apenas marque uma reunião caso não seja possível tratar o assunto por e-mail, telefone ou até mesmo por meio de uma conferência online.

Marque com antecedência
Agende a reunião com antecedência e encaminhe o que será discutido. Dessa forma, as pessoas poderão se preparar para a discussão de ideias.

Convide apenas as pessoas necessárias
A importância da reunião não é determinada pelo número de pessoas envolvidas nela. Convide apenas as pessoas essenciais e “chave” que representem um núcleo.

Busque a objetividade
Abra a reunião apontando o objetivo do encontro e não tenha medo de interromper – com delicadeza, para que o outro não se sinta mal – sempre que o foco for perdido.

Fique de olho no relógio
Determine o horário de início e término da reunião e se organize para cumpri-los.

Não abra com assuntos polêmicos
Inicie a com pontos mais simples e deixe os assuntos mais complexos para serem discutidos no final.

Diga "não" para a conversa paralela
Você deve pedir a atenção dos envolvidos sempre que ocorrer um bate-papo isolado. Piadinhas e brincadeiras também são dispensáveis e só causam confusão.

Registre as ideias e propostas
Faça um resumo oral das decisões que foram tomadas e quais serão os próximos passos.

Dicas para elas!!! Futebol: sobreviva ao Brasileirão!

Como lidar com o fanatismo dele pelos jogos semanais sem desgastar a relação

Futebol é a paixão do brasileiro, mas não de todos. Para as mulheres que não gostam do esporte e convivem com maridos e namorados fanáticos, os campeonatos podem provocar desentendimentos. Toda semana ele vai ao estádio, encontra os amigos para assistir aos jogos ou simplesmente interdita a sala de casa e monopoliza a televisão. Para evitar que o gramado vire campo de batalha, montei um guia de sobrevivência ao futebol. Afinal, o Campeonato Brasileiro - com jogos às quartas e domingos - vai até o fim do ano, mas as disputas continuam por outros títulos: Alagoano, Carioca, Paulista, Copa do Brasil, Libertadores...

- Nem pense em brigar pelo controle remoto, bobagem! Aproveite a TV do quarto para curtir aquele programa de “antes e depois” que você tanto ama.

- Ele vai ao estádio? Tente ir junto e se divertir também. Pode ser bacana extravasar com a galera. Mas atenção para a etiqueta na geral: nada de namoricos, apelidinhos e pedidos de atenção -- não seja chata. Ah, e vale também optar por uma roupa confortável e zero sexy.

- Transforme a noite do futebol no seu vale night - a sua noite autônoma. Aproveite para sair com as amigas que, como você, não gostam de acompanhar o time do marido ou namorado.

- Faça do jogo pela TV um programa seu e dele: preparem petiscos para comer vendo a partida e espalhe almofadas na sala. Dica: ficar fazendo mil perguntas durante a partida é muito chato.

- Ok, você não quer nem chegar perto do futebol? Faça uma atividade só sua nos mesmos dias dos jogos. Assim você aproveita os momentos separados em um curso ou academia de ginástica, por exemplo.

- Fique sozinha. Leve um livro para um local mais quieto da casa e aproveite o silêncio. Essa sensação é deliciosa e pouco experimentada pelos casais.

domingo, 8 de agosto de 2010

Exercícios em jejum: pode?


Comer algo leve antes de malhar segue sendo a atitude mais correta

Quem está querendo perder peso já sabe muito bem que é preciso combinar exercícios com dieta. Ao comer menos, se ingere uma quantidade menor de calorias e, ao praticar atividades físicas, é possível gastá-las.

Com base nessa equação simples de entender, alguns apressadinhos na corrida pelo corpo ideal resolvem pular o café da manhã e suar a camiseta ainda em jejum. Mas será que todo esse sacrifício vale a pena?

“Depende da intensidade do exercício”, responde o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky. Ele esclarece que o exercício em jejum pode trazer mais prejuízos do que benefícios, se realizado na dose errada.

Especializado em medicina do esporte, Werutsky apresentou uma palestra sobre o tema no 22º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e Esporte, em Curitiba (PR).

Fôlego

O segredo do exercício para quem está realizando uma dieta com redução calórica está no controle da intensidade. Ela deve ser de leve a moderada, e não pode passar de uma hora por dia. Uma caminhada, por exemplo, deve ser feita sem que a pessoa chegue a ficar ofegante.

“Tem de conseguir conversar durante o exercício, caso contrário a intensidade está muito elevada”, afirma o médico.

E se estiver mesmo elevada, o que acontece? O primeiro sinal é uma queda no desempenho da atividade. “É como acelerar um carro no ponto-morto, o atleta não vai avançar”, comenta.

O objetivo do esforço em quem aposta na dobradinha “menos comida e mais exercícios” é queimar aquelas gordurinhas indesejadas. Se a intensidade está elevada demais, no entanto, elas podem permanecer ali, quase intactas, enquanto o desgaste vai todo para a massa muscular.

Isso acontece quando o exercício usa toda a reserva de carboidratos complexos do músculo, o chamado glicogênio muscular. Sem essa reserva de energia, o organismo começar a se utilizar da proteína muscular para se manter funcionando. Ou seja, ele passa a queimar a massa magra, a massa muscular, em vez de gordura.

Bom para o gordo, ruim para o obeso

O exercício em jejum, no entanto, apresenta bons resultados em pessoas com sobrepeso. “O organismo retira a gordura do músculo, e o músculo repõe essa gordura usando as reservas do tecido adiposo (os pneuzinhos indesejados do corpo)”, descreve o nutrólogo.

Mas atenção: obesos não usufruem do mesmo benefício. “O músculo tem dificuldade em funcionar na pessoa obesa”, afirma Werutsky. O processo benéfico a quem tem sobrepeso acontece de forma mais lenta nos obesos. Assim, eles acabam queimando menos gordura ao realizar a mesma atividade física. Em contrapartida, sofrem uma perda maior de água.
“Parece que eles estão emagrecendo, mas é apenas água que perderam”, conta.

Preparo

Você pode acordar, escovar os dentes e sair para caminhar sem comer nada. O exercício em jejum é válido, dentro de algumas condições, mas precisa ser feito com algum preparo. O primeiro deles é um bom jantar na noite anterior. Se você comeu pouco e acordou com muita fome, nada de exercícios antes de se alimentar. Isso pode colocar a saúde em risco. Fadiga e câimbras fazem parte do desjejum de quem desobedece a essa regra.

O sintoma seguinte também é desagradável: tontura. Podem ocorrer até desmaios. Outra recomendação médica é aumentar a atividade física gradualmente, sem nunca ultrapassar uma hora de caminhada, feita com intensidade leve a moderada.

“O importante é ter em mente que não é a refeição feita ou não feita antes do exercício que vai definir o resultado da atividade física. Emagrece que tem um balanço energético negativo nas 24 horas do dia”, resume o nutrólogo.

Como lidar com crises de raiva das crianças


Ataques de raiva podem ser "chamados" para que os pais entrem na função deles - e sua repetição depende da reação dos adultos

A reação dos adultos diante do choro, da birra e do esperneio é o que determina se a cena vai se repetir com frequência ou não

Nestas horas, a primeira sensação que se tem é a de vergonha pelo escândalo em público, mas isso não ajuda em nada. O importante é manter a calma e lembrar que ser mãe não é fácil – é preciso deixar de lado sua própria frustração e educar.

A raiva infantil é desencadeada por um desejo não atendido. Os bebês já sentem isso quando estão com fome e a mamada não vem, têm mais frio do que gostariam ou o brinquedo não faz tudo que desejam. “Desde bebê já se pode ensinar a esperar um pouco para ter suas necessidades saciadas, como a não ficar o tempo todo no colo que mais gosta. Assim, quando contrariada em outras questões, a criança terá mais tolerância”, sugere a psicóloga infantil Patrícia Serejo.

Até aprender a se expressar, a criança usa o que sabe fazer: chora e se contorce, e às vezes fica até difícil de segurá-la. Nesta fase, os pais já podem ir conversando, dizendo coisas como “tem que esperar um pouquinho, a mamãe está acabando de fazer a sopa”. “A questão do tempo de aprender a esperar é um fator fundamental. É tarefa dos pais ensinar gradativamente que a realidade não se adequa às crianças, mas são elas que devem se adequar a realidade”, explica a psicóloga especializada em psicanálise para crianças Adela Stoppel de Gueller.

O que fazer

Com o tempo, as crianças passam a gritar, se jogar no chão, chutar ou bater nas pessoas ou nos móveis e, algumas vezes, até se agredir. A agressividade pode vir de um modelo que se tem em casa ou de um amiguinho ou priminho que consegue o que quer fazendo escândalo. Contudo, é a partir da reação dos pais à crise de raiva que a criança opta (ou não) por se comportar assim em situações semelhantes. “Quando percebe que seu desejo é atendido após a crise de raiva, ela aprende que a crise leva à obtenção do que ela deseja”, alerta Patrícia Serejo.

Se a mãe diz que não vai comprar um brinquedo, mas acaba cedendo ao berreiro armado logo em seguida no meio da loja, por vergonha, o pequeno vai entender direitinho a mensagem: birra funciona! E, seguindo este caminho, mais do que sofrer durante a infância de seu filho, você corre o risco de criar um adulto incapaz de lidar com as frustrações.

Na hora da crise de raiva, se for possível, os pais devem sair de perto da criança. Assim, eles têm uma chance de respirar fundo, se acalmar e tomar uma decisão mais consciente. Nas situações em que ela não pode ser deixada sozinha, tire-a do ambiente – é o caso, por exemplo, de uma loja de brinquedos.

Seja firme, mas não tente falar mais alto. “É preciso dialogar com muita paciência, amor e carinho nessas horas. Ofereça conforto dizendo ‘percebi que você está bravo, mas vamos nos acalmar para eu entender’. O embate de quem grita mais alto forma um ciclo de raiva sem crescimento algum”, diz a psicóloga Daniella Freixo de Faria.

E se a crise de raiva colocar em risco a integridade física da criança ou de outra pessoa, é dever dos pais contê-la fisicamente. Mas atenção: isso é diferente de bater!

Causas

Apesar de muitas vezes parecerem a mesma coisa, a raiva é diferente da manha. Esta última pode vir de cansaço, sono ou fome, e deve ser respeitada. O jeito de diferenciá-las é conhecendo os hábitos do seu filho e excluindo cada uma das necessidades fisiológicas, atendendo-as: certifique-se de que a criança está bem alimentada, descansada e confortável.

A manha também pode ter causas menos nobres do que fome, frio ou sono. “A criança quer fazer o outro ceder apenas para ganhar a batalha. É um jeito que ela tem de provar que é importante e poderosa”, explica Adela Gueller. Já a raiva é mais primitiva, tem a ver com as necessidades e os desejos elementares. Às vezes as duas reações se misturam. Por isso, mais importante do que diferenciá-las é evitar o confronto.

Pode parecer uma birra sem fundamento, mas, na maioria das vezes, as crises não começam sem motivos. Pode ter sido uma injustiça, uma promessa não cumprida, uma sensação de vergonha ou mal estar. “Cada ‘não’ ou ‘sim’ tem que ser dito com muita responsabilidade. Seja honesto e genuíno com seu filho. Ataques são chamados para que os pais entrem na função deles”, lembra Daniella de Faria.

Crianças querem e precisam de orientação para seguirem seus caminhos. Não ignore simplesmente uma crise de raiva. Entenda por que ela aconteceu – talvez você tenha prometido aquele sorvete, mas ficou com pressa e nem sequer se deu ao trabalho de fazer a criança entender que não deu tempo de comprá-lo. “O objetivo da crise é fazer os pais entenderem porque eles estão bravos. Sendo compreendida, a raiva some”, promete Daniella.

As redes sociais engoliram você?


Karen Wojtowicz passa mais de 10 horas por dia no Twitter e comprou um celular com acesso a internet para poder postar da rua também

As redes sociais conquistaram os brasileiros. O país é um dos dez que mais acessam esse tipo de conteúdo e 87% dos internautas nacionais usam ferramentas como Orkut, Facebook e Twitter, de acordo com dados do IBOPE.

Os benefícios das novas mídias são inegáveis, elas tornaram possíveis encontros, reencontros, troca de informação, criação de movimentos globais, entre outros. Mas essa maravilha toda levanta também a questão do quanto essas redes podem dificultar a organização do tempo. Isso porque algumas pessoas se tornam reféns da vida virtual – “o que está acontecendo?”, pergunta o Twitter.

Quando a família, amigos e o chefe começam a reclamar do tempo gasto nas redes sociais é um sinal que o internauta pode estar passando dos limites. “Quando você percebe que atrasa prazos e compromissos, mesmo que seja chegar mais tarde no happy hour, porque ficou no computador é um sinal”, diz a psicóloga Luciana Ruffo, do núcleo de pesquisa em psicologia e informática da PUC de São Paulo. Segundo ela, a relação com as redes deixa de ser positiva quando a pessoa perde a noção do espaço onde está. “Em uma festa super divertida a pessoa está concentrada mexendo na internet do celular”, diz. “Muitas pessoas querem estar sempre disponíveis com medo que os conhecidos vão esquecer dela se não estiver online”, completa ela, que ressalta: o uso saudável das redes é positivo e aumenta a interface de contato com os amigos. O problema aparece quando a vida virtual complica o dia a dia.

Sobrecarga no trabalho
O excesso de navegação nas redes sociais pode afetar a produtividade, relações afetivas e tirar o foco de atividades diárias, o que preocupa até as empresas sobre como lidar com esse novo tipo de navegação dos usuários. “Hoje em dia quem não está em nenhuma rede está desconectado do mundo. É importante estar antenado, mas é preciso também analisar quais os benefícios de cada perfil virtual”, avalia a especialista em comportamento corporativo Daniela do Lago. Segundo ela, as redes sociais podem gerar um estresse extra quando atrapalham as funções do dia. “Viraram atividade de fuga. Quando a pessoa vai fazer um trabalho não muito gostoso, olha o Orkut antes de começar, posta algo no Twitter. Piscou e já perdeu meia hora. Se não tiver organização é possível passar o dia todo nesses espaços”, completa.

Quando passam muito tempo da hora de trabalho em redes sociais, é inevitável que as pessoas se sintam sobrecarregadas ao final do dia ou acabem trabalhando até mais tarde para compensar o tempo. “As redes complicam porque são consumidoras de tempo. É bom que as pessoas participem, que as empresas não bloqueiem o acesso, mas há que educar para não ficarem de bate papo por lá“, aponta Lucia Freitas, blogueira e consultora em mídia social. “Você entra uma vez por dia no começo, meio ou fim do expediente, resolve seus assuntos e tchau”, diz ela, que trabalha de casa e precisa de disciplina com as redes.

Internet na palma da mão
A compulsão pelo relacionamento virtual também se explica pela facilidade de acesso a internet. Com celulares de última geração e computadores portáteis, as pessoas conseguem postar fotos das férias enquanto tomam sol na beira da piscina e checam e-mails enquanto conversam pessoalmente com outras pessoas. Quem já não se viu conversando com alguém que estava vidrado no visor do telefone?


Eduardo Passadiço posta mensagem no Twitter durante a sua festa de aniversário

O administrador de empresas Eduardo Passadiço, de 31 anos, assume que usa o Twitter e o Messenger pelo celular até quando dirige – o que, aliás, é proibido. “As pessoas se irritam e ficam preocupadas quando eu falo que estou escrevendo pelo telefone”, diz. Assim como ele Karen Calligaris Wojtowicz, 24 anos, diz que passa mais de 10 horas conectada ao Twitter. “Comprei um celular com internet só pra postar da rua. Amo twittar no ônibus, em todos os lugares”, conta. Segundo Daniela, a velocidade das informações na internet desperta a sensação que estamos sempre atrasados, desatualizados. “E aí queremos olhar tudo a todo minuto”, diz ela.

Uma pessoa engolida pelas redes sociais não consegue almoçar sem o telefone em cima da mesa, acorda no meio dá noite e olha seus perfis, fica conectada durante o happy hour, festa, jantar e não consegue se concentrar no que está fazendo. “A pessoa está no lugar mas não está presente. Sua atenção fica presa em outra coisa que está olhando pelo celular”, avalia Daniela. “Isso sim faz a gente ser engolido pela tecnologia. Ela tem que ser a favor e não escravizar”, completa. “Agora existe o Foursquare, meu mais novo vicio”, revela Karen, admitindo que amigos e namorado reclamam do tempo dedicado ao mundo virtual. “Ainda hoje comentam que lá vai a Karen tuitar”, diz.

Famosos caem na rede
Algumas celebridades são também muito populares em redes sociais e abrem sua intimidade e opiniões. E, assim como os anônimos, eles também cometem alguns excessos nas redes sociais.

Quase todo dia a cantora Ivete Sangalo escreve pelo Twitter e postou até uma foto no chuveiro usando uma touca de banho. O apresentador Otávio Mesquita, por sua vez, enviou uma imagem feita de seu celular na hora que ia fazer uma vasectomia. Outra ocorrência conhecida é do músico Lucas Lima, que escreveu em seu blog sobre o casamento com Sandy apenas uma hora após a festa.

Luciano Huck e Willian Bonner são globais muito presentes no Twitter, por onde falam também da vida pessoal. “As celebridades têm esses objetivos, o negócio deles é aparecer”, observa Daniela. A especialista em comportamento diz que de acordo com o seu perfil profissional é preciso selecionar de quais redes vale a pena participar e que tipo de informação é adequada postar. “Eu não falo se fui para a praia ou se estou com preguiça no Twitter que leva meu nome”, revela.

Irmãos alagoanos mostram o talento para a moda


Gêmeos de Tanque d’Arca já desenharam mais de 500 figurinos e sonham em ser estilistas

A semelhança entre eles vai além do fato de serem gêmeos univitelinos. Fernando Henrique e Luiz Felipe, 15 anos, nasceram no mesmo dia, na mesma hora e também têm em comum a paixão pela moda, pelo desenho. Os estilistas mirins, desde muito pequenininhos, começaram a produzir figurinos e, desde então, alimentam mais uma coisa em comum: o sonho de terem seus talentos reconhecidos.

Fernando e Luiz moram em Tanque d’Arca, município distante 107 km da capital alagoana, localizado no Agreste do Estado. Dedicados aquilo que mais gostam de fazer, os irmãos dividem o tempo entre os estudos e os desenhos.
De família humilde, os recursos utilizados para dar vida às modelos e aos figurinos feitos pelos gêmeos são simples: lápis grafite, caneta preta e lápis de cor. O papel é a folha branca mesmo, aquela velha conhecida em formato A4. E, na falta delas, até as folhas pautadas do caderno da escola servem para dar asas à imaginação dos meninos, que já conseguiu produzir mais de 500 figurinos.

Detalhes caprichados

Os desenhos são ricos em detalhes. As bonecas nunca estão sem bolsa, um acessório indispensável à mulherada. E se a estação é de inverno, roupas de frio nelas. São cachecóis, casacos e, se o tempo ainda não fechou, mas o clima não é de calor, cai bem um bolero com camiseta por baixo. E tudo isso, claro, sem esquecer dos saltos altos e das botas. Tem modelos desde o estilo casual, despojado, até o mais chique. Do teen aos looks glamorosos. De tudo eles dominam um pouco.

E o talento dos irmãos começou a ser descoberto ainda bem cedo. O despertar para a arte aconteceu quando os dois tinham apenas 5 anos e passavam parte do tempo da infância brincando de desenhar roupas e modelos. Com o passar dos anos a brincadeira ganhou ar de trabalho e eles já sabem qual profissão querem seguir para o resto da vida. “Quero ser um estilista famoso, ter uma grife com o nosso nome, confeccionar as peças e vender”, disse Luiz Felipe.

Já Fernando Henrique é um pouco mais tímido. Mas entre uma conversa e outra ele fala: “a gente ficava assistindo na TV os desfiles e programas de moda. Primeiro, eu queria fazer os desenhos iguaiszinhos, agora nós já sabemos criar os nossos próprios modelos seguindo a tendência da moda”, afirmou sem qualquer modéstia.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Maceió é 3º destino turístico mais vendido


Capital alagoana é destaque no Nordeste.

Maceió é o terceiro destino mais vendido pela CVC, perdendo apenas para as cidades de Porto Seguro (BA) e Natal (RN). A informação foi divulgada pela própria operadora numa reunião em São Paulo com a secretária municipal de Promoção de Turismo, Claudia Pêssoa, com a secretaria de Turismo do Estado, Danielle Novis, com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Carlos Gatto, e com os hoteleiros da capital alagoana.

No primeiro semestre de 2010 Maceió recebeu 95 voos, que trouxeram 11.704 passageiros. Em Natal foram 83 voos com 12.734 passageiros e Porto Seguro registrou 197 voos, com 24.547 passageiros. A operadora CVC registrou um crescimento de 15% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

“Nossa visita as operadoras de São Paulo foi uma ação estratégica para definir novas campanhas para os destinos turísticos de Alagoas. As operadoras CVC, TAM Viagens, Visual e Trend nos receberam muito bem. Todas avaliaram que o mês de agosto será de baixa temporada não apenas para Maceió, mas para outros destinos brasileiros. Mas a meta é promover ações visando aumentar o fluxo dos turistas no Estado”, afirmou Claudia Pêssoa.

Na reunião, a operadora CVC anunciou que vai lançar uma campanha “Mês dos Pais”, na qual o segundo passageiro terá desconto de 50%. Já a TAM Viagens promoverá capacitação para mais de 200 profissionais de seus postos de atendimentos aos clientes e as agências de viagens para melhor venderem o destino Maceió. A operadora também informou que até o final deste ano a estimativa é abrir mais de 50 lojas franqueadas, e que para 2011 a meta é atingir o número de 200 unidades da TAM Viagens pelo Brasil.

Maceió também será destaque na 6ª edição do Workshop Trend Brasil, no dia 14 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, que vai reunir cerca de quatro mil agentes de viagens. “A parceria com as operadoras CVC, TAM Viagens, Visual e Trend com certeza vai incrementar o fluxo de turistas para o segundo semestre”, disse Pessôa.

Polícia Comunitária chega à São Miguel dos Campos


Conceito de polícia comunitária foi tema dos debates durante uma semana em São Miguel

Seguindo o calendário de capacitações pelo interior do Estado, a Secretaria da Defesa Social, por meio da Gerência de Ensino Integrado, formou no último fim de semana, mais 63 promotores de polícia comunitária, em São Miguel dos Campos. A 2ª turma formada no município foi composta por policiais militares, guardas municipais e comunidade. O curso contou ainda com a participação de guardas de Jequiá da Praia.

Segundo a coordenadora do curso no município, Paula Cristine, dos inscritos, apenas dois alunos não conseguiram concluir as aulas, realizadas durante uma semana em horário integral, no auditório do Fórum do município. “A procura superou nossas expectativas, formamos esta turma com 63 alunos, o que já é um número grande, mas poderemos ,em breve, formar mais turmas no município”, afirmou.

A experiência do policiamento comunitário apresenta resultados positivos nos 27 estados brasileiros que aderiram ao modelo e em Alagoas a iniciativa é bem sucedida no Benedito Bentes, 1º território de paz a implementar o policiamento.

Para a gerente de ensino da Defesa Social, Sueli Cavalcante, fato que explica a grande procura dos operadores de segurança pública, pela capacitação é a obtenção de bons índices da experiência.

“O sucesso de procura por vagas acontece pelos bons índices demonstrados por meio dos projetos em andamentos em Maceió”, explicou Sueli.
De acordo com a gerente, a polícia comunitária busca es¬tabelecer sólida relação com a comunidade, além de levar a população a participar do processo de prevenção criminal.

Para o guarda municipal, José Robson, o trabalho diário em diversas situações já lembra a polícia comunitária. Entretanto, ser capacitado e conhecer a fundo o policiamento é imprescindível para um trabalho eficaz. “Mesmo antes de conhecermos qualquer conceito já desempenhávamos um trabalho de segurança a partir da comunidade e agora que conhecemos a filosofia, vamos difundir mais, porque entendemos que se existisse um trabalho de polícia comunitária aqui, em nosso município, no ano 2007, quando surgiu uma gangue chamada “Gangue dos Fios”, compostas por menores, teríamos evitado a morte de dois deles e a progressão criminosa dos demais”, ressaltou.

Para o diretor adjunto da Defesa Social, Aarão José, que durante o encerramento, representou o secretário de Estado da Defesa Social, a filosofia da polícia de aproximação ou comunitária está baseada num trabalho em parceria com a comunidade. “O trabalho de policiamento comunitário está baseado na iniciativa de um trabalho em que as pessoas passem a se conhecer e manter uma relação de amizade, confiança e respeito, buscando juntos soluções criativas para os problemas que afligem a sua comunidade”, esclarece o diretor.

Até o momento, a Defesa Social já habilitou mais de 2.400 alunos. Somente em 2010, foram capacitados cerca de 500 novos profissionais da segurança pública, como também líderes comunitários.

Estar em si


Se conheça para ser feliz

Será que você sabe realmente quem você é? Muitas vezes estamos dando o melhor de nós, mas não estamos satisfeitos com o que conseguimos. Isso acontece porque quando não nos conhecemos interiormente, o melhor de nós é muito pobre, muito vazio. Muita gente olha para os filhos, esposa, bens materiais e acha que a resposta está neles. Quando isso acontece, sua imagem perde a referência, você vira personagem da vida alheia. Começamos a inventar desculpas para nossas impossibilidades.

Você começa a estar em si quando percebe que tudo na sua vida depende de você, sua felicidade, sua emoção e sua razão. Estar em si é encontrar paz nos momentos difíceis da vida, é silenciar num momento de incompreensão do outro. É aceitar e compreender a visão de vida de cada pessoa, entender que todos somos iguais sim, mas com pontos de vista e escolhas diferentes.

Estar em si é não ter medo de demonstrar emoção, de chorar quando sentir vontade, com medo que as pessoas achem que você é fraco. É sentir na alma a decepção, mas ter a consciência de que o mundo não acabou. É entender que cada experiência é uma nova lição.

É aprender a curtir ao máximo as pessoas que amamos, pois a perda é inevitável. É ter a humildade para reconhecer os erros, e a sabedoria para crescer com eles. É não cobrar atitude de pessoas que você sabe que não estão preparadas para tal. É dar uma chance a si mesmo em cada novo desafio, e entender que desafios são degraus de subida e não barreiras que devem ser derrubadas. É entender que o fracasso não existe, mas sim, que você aprendeu que ?aquela? maneira de agir não funciona.

Quem está em si mesmo ama livremente, sem cobranças, protegendo suavemente, sem esperar nada do outro, a não ser sua felicidade. Quem está em si mesmo, sabe que antes de amar o outro, precisa amar-se. É saber que não são os outros que lhe magoam, mas sim, que você se "deixa magoar".

É prosseguir sempre, é crescer sempre, é aprender sempre, tendo a humildade suficiente para enxergar e respeitar as diferenças de comportamentos daqueles que não estão no mesmo caminho. É saber que apesar de tudo, apesar da hipocrisia de muitos, apesar do medo de amar e ser amado, apesar de muitos prenderem seus sentimentos mais puros em nome da moral e bons costumes, apesar de todas as ilusões que as pessoas enfrentam e vivem, a vida vale a pena sim.

Estar em si mesmo é ter a real convicção da própria vida, da vida das pessoas, do amor que esta envolta dos corações deprimidos procurando uma brecha para brilhar sua Luz e ascender para um novo mundo. O seu mundo!

Padrões de Beleza x Individualidade



Assunto de grande interesse no meio feminino, a beleza tem sido questionada incessantemente pela mídia, sobretudo pela televisão. Muito tem se falado sobre os padrões de beleza. O assunto é polêmico e gera discussões, e não é de admirar, pois quase metade das brasileiras estão insatisfeitas com sua imagem e atratividade física, segundo pesquisa recente, que envolveu mulheres de 10 países. Estamos também no ranking de países que mais fazem plástica no mundo.

Incrível como até mesmo a beleza se globalizou. Se no passado concorríamos com a beleza local, em concursos promovidos no colégio, no bairro, na cidade, hoje entram os numa grande guerra com o mundo, e isso é desconfortável para a maioria.

O assunto vai muito além e mexe com o psicológico das mulheres. Se por um lado precisamos nos valorizar, sobretudo por nossos pensamentos e atitudes, por outro somos mais bem aceitas pela sociedade quando nos aproximamos dos padrões impostos. Para muitas o corpo se transformou numa massinha de modelar. As pessoas se deixaram levar pela mídia e correm atrás de algo irreal. Faz-se de tudo para alcançar o que na maioria das vezes é inatingível.

Mas o que é ou quem define esses padrões?

As propagandas em revistas e na TV fazem parecer possível o sonho de se parecer com uma top, vendendo produtos que as fazem pensar estar mais próximas do sonho de ser desejável. Na maioria das vezes isto é mero engano infelizmente. Um marketing cada vez mais poderoso dá a idéia e sensação de se poder ser uma modelo, mesmo que por um curto espaço de tempo. E assim as mulheres se deixam levar pela enxurrada de informações que recebem da mídia capitalista e esquecem-se de que a beleza está no que é único, individual. É preciso entender que além dos padrões, cada mulher tem suas particularidades e é ai que está o diferencial. Temos a beleza por essência, é a individualidade que nos torna únicas, cada uma a sua maneira. Prova disso, é que nem mesmo as modelos estão satisfeitas com seus corpos, segundo pesquisa realizada por um grupo de 140 psicólogos. Incrivelmente as mudanças desejáveis por elas não são modestas.

Mas o que todo esse assunto tem a ver com a moda? Tudo! Moda e beleza caminham lado-a-lado e quando se sabe aliar as duas temos parte da solução para os problemas do ego. Quando nos vestimos de modo a valorizar os pontos fortes e disfarçar os pontos fracos nos sentimos mais bonitas e nossa alto estima e confiança aumentam. Não sei citar o nome agora, mas já ouvi falar de uma psicóloga e um professor de educação física que curaram problemas internos de seus clientes cuidando primeiro do seu exterior. Quando trabalhamos a alto estima de forma a encarar o mundo de cabeça erguida temos mais confiança de vencer os obstáculos impostos. E vale lembrar que o mundo só nos dá valor quando nós nos valorizamos, e isso não é mero clichê!

Existem regrinhas de ouro para nos ajudar na formação positiva da nossa imagem. Vamos agora num breve apanhado analisar os diferentes tipos físicos, proporções corporais e o disfarce das imperfeições.

Tipos Físicos

1 – Tronco longo e pernas curtas

Aposte: Camisas e blusas com detalhes e por fora da calça. Blusas e vestidos estilo império. Saias curtas. Elementos que chamem a atenção para o colo e o pescoço.
Evite: Marcar a cintura ou o quadril. Cores escuras na parte de cima e claras embaixo.

2 – Tronco curto e pernas longas

Aposte: Listras verticais e decotes. Blazers e casacos abaixo da cintura. Saias e calças sem cós e de cintura baixa
Evite: Qualquer coisa que chame a atenção para a parte de cima como grandes estampas, ombreiras, tecidos com volume. Saias ou calças de cintura alta

3 – Tronco pesado (maciça)

Aposte: Listras verticais. Decotes em “V”. Cores neutras e escuras na parte de cima. Estampas pequenas. Saltos altos ou médios. Blusas um pouco abaixo da linha da cintura
Evite: Tecidos grossos ou volumosos. Atrair a atenção para o pescoço e colo. Babados, franzidos e drapeados.

4 – Quadril largo (“pêra”)

Aposte: Destacar a parte de cima do corpo o mais possível (decotes, brilhos, transparências). Comprimentos abaixo do quadril ou um pouco acima. Vestidos decote “V”. Cores claras na parte superior e escuras na inferior
Evite: Roupas justas, comprimentos curtos, calças de pregas e cintura marcada.


Disfarçando Imperfeições

1 - Pernas Finas

Aposte: Calças claras, estampadas e de tecidos volumosos.
Evite: Cores escuras na parte de baixo.

2 – Pernas Grossas

Aposte: Saias e vestidos longos, meias escuras, saltos grossos e altos.
Evite: Calças justas, meias coloridas ou estampadas.

3 – Baixa

Aposte: Listras finas verticais, vestidos, colares compridos, acessórios pequenos, calças afuniladas.
Evite: Listras horizontais, grandes estampas, ombreiras, cores contrastantes, saias rodadas, babados, franzidos e sobreposições, sapatos muito altos, cabelos muito longos.

4 – Alta

Aposte: Listras horizontais, acessórios grandes, saias amplas, sobreposições, calças de pregas e barra italiana.
Evite: Roupas inteiras justas, look total numa única cor.

5 – Reta (sem bumbum)

Aposte: Saias evasês, blusas soltas por fora da calça, cintos sobre o quadril.
Evite: Roupas justas, blazers e jaquetas curtos.

6 – Com Barriga

Aposte: Calças com cintura no lugar. Chamar a atenção para o colo e pescoço. Vestidos retos e soltos. Cores escuras.
Evite: Blusas e tops curtos, stretch e xadrez.

7 – Ombro Caído

Aposte: Volume na parte de cima, decote canoa, cavas no lugar.
Evite: Manga raglã, blusas justas ou de tecidos finos, regatas.

Auto-estima e valorização do ego são assuntos importantes, pois se sentir bem é viver melhor e com maior qualidade de vida. Começar a mudança pelo interior é primordial, mas cuidar do exterior ajuda muito nessa mudança.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Dez dicas para você dormir melhor


Mude o travesseiro, ajuste o colchão e relaxe o corpo na posição certa

Dormir bem melhora o humor, a memória, previne doenças e faz você viver mais. A ciência não para de comprovar os benefícios de uma noite bem dormida. Um estudo realizado pela American Academy of Sleep Medicine provou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. A partir da análise de 2.800 pessoas, os resultados mostraram que cerca de 65% das pessoas relataram que sua qualidade de sono foi boa ou muito boa e o tempo médio diário de sono foi 7,5 horas, incluindo cochilos. Os mais velhos, de 100 anos ou mais, eram 70% mais propensos a relatarem uma boa qualidade de sono do que os participantes mais jovens, de 65 a 79, após controle de variáveis como as características demográficas, socioeconômicas e de saúde. Em contrapartida, quem sofre de insônia crônica corre três vezes mais riscos de morrer do que aqueles que não tem o problema. É o que mostra a pesquisa do National Heart Lung and Blood Institute, dos Estados Unidos, que envolveu mais de 2.200 participantes, apresentada este ano na 24ª reunião anual da Associated Professional Sleep Societies, no Texas. Mas a falta de sono costuma ser um problema? Às vezes, basta alguma mudança simples nos hábitos antes de dormir, no travesseiro ou no colchão para resolver este drama. Confira as dicas abaixo.

Travesseiro, o melhor amigo
Acredite: o seu apoio para cabeça é fundamental para se ter uma boa noite de sono. Na hora de escolher, você precisa considerar o material de que ele é feito e, claro, a posição em que é colocado. A melhor posição para dormir é de lado. Assim, a coluna fica longe das dores e os músculos também.

Nesse caso, a altura do travesseiro tem que ser igual a distância entre o pescoço e a parte externa do braço. Já para quem dorme com a barriga para cima, o melhor é levar para a cama um apoio mais baixo, preenchendo o espaço entre o pescoço e a nuca, sem comprimir a coluna.

De bruços, jamais!
A pessoa que dorme de barriga para baixo acorda cansada e toda dolorida, pois o rosto não pode ficar afundado no travesseiro. Além disso, as regiões torácica e a lombar são prejudicadas nessa postura.

Até ele se aposenta
O travesseiro deve ser trocado, no mínimo, a cada dois anos. Na hora de escolher o melhor modelo, é importante observar algumas regras. Apoios de pena, por exemplo, podem exalar um odor forte capaz de incomodar olfatos mais sensíveis, embora muita gente se adapte a ele. Ideal, sempre, é dar preferência a enchimentos que se deformam com menos facilidade (como espumas mais resistentes).

O tamanho também conta. É melhor que seja largo para não sair do lugar com qualquer movimento do seu corpo durante a noite. E, mesmo que possa parecer um mico, o ideal é experimentar o modelo escolhido ainda na loja.

Travesseiro: certo e errado

De lado (Certo): Mantenha a coluna alinhada e os braços abaixo do queixo. Os joelhos devem estar flexionados e com um travesseiro fino entre eles para impedir a sua rotação. Isso também evita que a região lombar fique estendida, o que, a longo prazo, pode provocar hérnia de disco.

De lado (Errado): Nunca deixe a mão sob a cabeça, porque essa postura compromete a circulação no braço e força o travesseiro contra o rosto, o que favorece o aparecimento de linhas de expressão. Procure, ainda, não dormir com o corpo todo encolhido. (faça um bom alongamento antes de deitar)

Barriga para cima (Certo): Coloque um travesseiro fino ou um rolinho de espuma sob os joelhos para que permaneçam semi-flexionados durante a noite, deixando os quadris bem posicionados e os músculos da região lombar relaxados.

Barriga para cima (Errado): Não é correto dormir com as pernas muito esticadas, porque isso força a região lombar. Além disso, nunca dobre o travesseiro para que ele fique mais alto, porque aí a tendência é repousar a cabeça sobre a dobra, forçando demais a região cervical. A regra de não dobrar, aliás, é válida para todas as pessoas.

Colchão sem pressão
"O colchão ideal para um sono tranquilo não pode ser muito macio nem muito firme, ou seja, deve simplesmente se amoldar ao corpo confortavelmente", ensina a diretora da Copespuma, Gisele Sapiro. Prefira os de látex, que tem como benefício principal o fato de se adaptarem com perfeição aos contornos do corpo, aliviando os pontos de pressão .

Dicas para dormir bem

Pode parecer bobagem, mas alguns conselhos básicos podem ajudar você a ter um sono perfeito. O neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono da Unifesp, dá dicas simples de como espantar a insônia:

1- Antes de ir para o quarto, é fundamental aplacar as ansiedades do dia a dia. Não vá para a cama assim que chegar do trabalho. Primeiro tome um banho morno, procure relaxar, para só então ir se deitar.

2- Desligar a TV e o computador é um método bastante eficaz. A luz desses aparelhos atrasa a produção das substâncias responsáveis pelo aviso de que é hora de dormir.

3- Exercícios físicos devem ser feitos até quatro horas antes de ir dormir, ou o corpo ainda estará agitado. Na cama só vale o sexo que, aliás, é ótima para relaxar.

4- Um chá também ajuda, porém, é preciso escolher as ervas certas. Nada de tomar chá preto ou verde, ricos em cafeína, que é estimulante. Infusões de melissa e camomila induzem ao sono e ainda melhoram a sua qualidade.

5- Coma pouco à noite. Faça uma refeição leve, usando, por exemplo, aspargos, palmito, arroz, batata, aveia e soja. Tomar sopas com esses ingredientes é uma excelente pedida, principalmente nas noites mais frias.

6- Aquele bife suculento jamais deve ser comido à noite, porque a proteína que compõe esse alimento ativa o sistema nervoso simpático, responsável, entre outras funções, por deixar seu corpo em estado de alerta, favorecendo, assim, maior descarga de adrenalina.

7- Um ritual interessante é depois do banho morninho, acender uma lâmpada azul e pingar algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro. Essa técnica acalma os pensamentos, relaxa o corpo e induz a um sono melhor.

8- Um copo de leite morno também ajuda a encontrar o caminho para um sono tranquilo, porque o alimento possui (em concentração não muito grande, é verdade), o triptofano, que é um precursor de serotonina, outro neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo.

9- Não se engane com aquela relaxadinha gostosa que o álcool oferece, porque, após alguns goles, essa substância pode afrouxar estruturas da região da faringe comprometendo a respiração. O resultado é o insuportável ronco, que prejudica as fases do sono, ou o efeito rebote, que é quando a pessoa acorda várias vezes no meio da noite.

10- Procure dormir, ao menos, sete horas por noite.

O Que é Arte?



A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para se comunicar.

Quem faz arte?

O homem criou objetos para satisfazer as suas necessidades práticas, como as ferramentas para cavar a terra e os utensílios de cozinha. Outros objetos são criados por serem interessantes ou possuírem um caráter instrutivo. O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.

Por que o mundo necessita de arte?

Porque fazemos arte e para que a usamos é aquilo que chamamos de função da arte que pode ser feita para decorar o mundo, para espelhar o nosso mundo (naturalista), para ajudar no dia-a-dia (utilitária), para explicar e descrever a história, para ser usada na cura doenças e para ajuda a explorar o mundo.

Como entendemos a arte?

O que vemos quando admiramos uma arte depende da nossa experiência e conhecimentos, da nossa disposição no momento, imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar.

O que é estilo? Por que rotulamos os estilos de arte?

Estilo é como o trabalho se mostra, depois do artista ter tomado suas decisões. Cada artista possui um estilo único.

Imagine se todas as peças de arte feitas até hoje fossem expostas numa sala gigantesca. Nunca conseguiríamos ver quem fez o quê, quando e como. Os artistas e as pessoas que registram as mudanças na forma de se fazer arte, no caso os críticos e historiadores, costumam classificá-las por categorias e rotulá-las. É um procedimento comum na arte ocidental.
Ex.: Surrealismo

Como conseguimos ver as transformações do mundo através da arte?

Podemos verificar que tipo de arte foi feita, quando, onde o como, desta maneira estaremos dialogando com a obra de arte, e assim podemos entender as mudanças que o mundo teve.

Como as idéias se espalham pelo mundo?

Exploradores, comerciantes, vendedores e artistas costumam apresentar às pessoas idéias de outras culturas. Os progresssos na tecnologia também difundiram técnicas e teorias. Elas se espalham através da arqueologia , quando se descobrem objetos de outras civilizações; pela fotografia, a arte passou a ser reproduzida e, nos anos 1890, muitas das revistas internacionais de arte já tinham fotos; pelo rádio e televisão, o rádio foi inventado em 1895 e a televisão em 1926, permitindo que as idéias fossem transmitidas por todo o mundo rapidamente, os estilos de arte podem ser observados, as teorias debatidas e as técnicas compartilhadas: pela imprensa, que foi inventada por Johann Guttenberg por volta de 1450, assim os livros e e arte podiam ser impressos e distribuídos em grande quantidade; pela Internet, alguns artistas colocam suas obras em exposição e podemos pesquisá-las, bem como saber sobre outros estilos.

Cidade do mestre Aurélio tem praias maravilhosas


Quase todas são desertas; destaque para Barra de Camaragibe e Marceneiro

Há cem anos, nascia em Passo de Camaragibe o homem que se preocupou em nos mostrar o significado das palavras. A casa em que Aurélio Buarque de Holanda viveu ainda existe, mas por pouco não foi demolida pelo atual proprietário – ele não sabia que o imóvel pertencera a tão ilustre figura.

Como não guarda memórias visuais do tempo do Mestre, a casa não recebe a visita de turistas nem curiosos. Mas isso não é motivo para que você, caro leitor, deixe de conhecer a cidade. Passo de Camaragibe é o portal de entrada para uma série de belíssimas praias do litoral norte alagoano, que só termina em Peroba, no município de Maragogi.

Para chegar a Passo é simples. Basta ficar atento ao entroncamento próximo à usina Santo Antônio, em São Luiz do Quitunde. A pista de acesso – AL 435 – é sinuosa e exige atenção dos motoristas, não só pelas inúmeras curvas, como também pela bela paisagem de pastos e coqueiros.

Um pórtico dá às boas vindas ao viajante. A cidade é pequena, mas acolhedora. Mais à frente, entre à esquerda e siga. Siga devagar, para apreciar o rio Camaragibe e a estreita ponte de ferro construída por Fernandes Lima. O caminho continua sinuoso... e belo.

À diante, damos de cara com o mirante da Barra de Camaragibe. Na verdade, uma simpática praça, com uma visão impressionante da praia. Na maré baixa, é possível ver os arrecifes e uma vasta extensão de areia. O mar, lá longe, se mostra com um azul encantador. Nas proximidades, jangadas descansam ao sol esperando o vai-e-vem da maré. Com a maré cheia, o ambiente se transforma e o mar quase se encontra com o mirante. A água fica mais escura devido à proximidade da foz do Camaragibe.

Caminhamos um pouco pela areia em direção à boca do rio até encontrar um trecho que permite banhos deliciosos. A água é salobra, mas limpa. Observe o Camaragibe com atenção. As embarcações ancoradas, as crianças brincando, o som dos bichos. A experiência é inesquecível.

Mas fomos até o local com a intenção de conhecer um paraíso pouco explorado e extremamente belo: a praia de Barras, também conhecida como Barra de Camaragibe.

Atravessamos o rio com a ajuda de Seu Antônio, pescador de longas datas. O trajeto de canoa é curtinho, não mais que cinco minutos. Do outro lado, seguimos por uma estradinha no meio do mangue e dos coqueirais para dar de cara com uma imagem de cartão postal.

Vou tentar, mas posso dizer com toda certeza que a praia de Barras é impossível de ser descrita. O mar é calmo, suave, convidativo. A cor segue ao “padrão alagoano de qualidade”: é verde-esmeralda, com vários tons de azul. A areia é vasta. Quase deserto – no dia em que fomos, tivemos apenas a companhia dos pescadores –, o local é ideal para quem quer se afastar por algumas horas do estresse diário.

O cenário da Barra de Camaragibe se completa com as falésias, formações rochosas de cor avermelhada. Se você tiver disposição, vá ao encontro delas. A caminhada demora cerca de uma hora, mas vale à pena. No caminho, você vai passar pelas praias de Ponta do Gamela e Cebola, esta, a praia mais ao sul do município. Você pode chegar a essas praias também por Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio.

Vá munido de bebidas e alguma comida. É de se imaginar que não há em Barra de Camaragibe um ponto sequer de apoio. Mas, pelo amor de Deus, junte o lixo e leve tudo de volta. Não deixe marcas da civilização (?!) no paraíso ainda hoje preservado.

De volta a Passo, seguimos em frente rumo a outra beleza de nossa litoral: Marceneiro. A praia também tem aparência de um paraíso deserto, embora haja casas e sítios ao redor. Marceneiro tem um mar um pouco mais forte, mas também é encantadora.

Pertinho de Maceió (89Km), Passo de Camaragibe é uma excelente opção para quem quer conhecer lindas paisagens sem se pegar horas e horas de estrada. Uma viagem que se encaixa com perfeição no seu final de semana. Experimente.

História

Os primeiros núcleos populacionais do município de Passo de Camaragibe se formaram as margens do rio que dá nome ao município. No início, foi o principal núcleo e era conhecido como Matriz de Camaragibe, pelo monumento que deu origem a população.

Posteriormente foi conquistado pelos portugueses, que encontraram uma zona ideal e rica para instalar-se, especialmente indicada para agricultura e a pesca. Anos mais tarde toda a zona foi invadida pelos holandeses, momento em que o povoado começou a prosperar, pois grande parte dedicava-se ao comércio.

Depois da invasão holandesa e da morte de Calabar, a cidade converteu-se em um ponto estratégico ideal para as comunicações entre o norte e o sul da região nordeste do Brasil. Sua posição estratégica e o intenso movimento de comerciantes influiu no seu atual nome, Passo de Camaragibe, motivado pela existência de um grande armazém utilizado para guardar as mercadorias, conhecido como 'Passo', localizado no lugar onde foi transferida a sede do município.

No ano de 1852 a freguesia foi declarada Vila. Anos mais tarde, em 1880, foi elevada a categoria de Cidade.

Alagoas recebe voos charters lotados em julho


Mais de 2100 turistas chegam a Maceió, na primeira semana de julho, em voos fretados de todo o Brasil

A temporada de julho se iniciou com a chegada de voos charters cheios para Alagoas, vindos de várias partes do Brasil. Na primeira semana, mais de 2100 turistas desembarcaram no aeroporto Zumbi dos Palmares em voos fretados da operadora CVC, provenientes principalmente de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba e Porto Alegre. A partir do próximo dia 11, chegarão também voos de Londrina, com ocupação total.

De acordo com o superintendente de Marketing da Secretaria de Estado do Turismo, Paulo Kugelmas, a perspectiva para a terceira semana de julho, entre os dias 17 e 24, é de aumento do fluxo turístico em Maceió e também em outros pólos, como Maragogi, litoral Norte e litoral Sul.

“Esperamos que a ocupação hoteleira mantenha uma média de 80% em Maceió nessa temporada de férias de julho, com a vinda desses voos fretados e também de regulares. Tivemos uma média de 3 mil passageiros desembarcados na primeira semana, entre voos regulares e charters”, ressalta Paulo.

Ações de divulgação

A Setur-AL e outras entidades do turismo, como a Semptur, ABIH-AL, MCVB, Ahmaja e todo o trade turístico, estão realizando ações de divulgação permanentes do destino nos principais mercados emissores, a fim de manter o fluxo de turistas em alta.

Mercados do eixo Sul-Sudeste e a região Nordeste são prioritários, assim como Argentina, Itália, Portugal e Chile.

Agressões contra crianças aumentaram na pandemia, diz especialista

O Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA) informou que publicará em seu  Site   nota técnica sobre todos os procedim...