Movimento ficou acima da expectativa, apesar do aumento no preço das passagens e das férias mais curtas |
Tomada aérea da Praia do Gunga, na Barra de São Miguel e da Piscina Natural de Pajuçara; abaixo secretária comemora balanço: turismo de Alagoas continua em alta
A estação das férias chega ao fim com um balanço positivo para o turismo alagoano. Apesar das queixas com o aumento no valor das passagens aéreas e do curto período de recesso escolar no Sul e Sudeste, os números mostram que a ocupação média de hotéis e pousadas foi muito boa, com períodos que chegaram a quase 100%.
“Os bons números da alta estação, apesar de alguns fatores externos, mostram que todo o trabalho de divulgação realizado ao longo do ano surtiu efeito”, constata Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo (Setur).
Segundo dados do Boletim de Ocupação Hoteleira da Setur divulgados nesta segunda-feira, os hotéis alagoanos registraram nos meses de dezembro de 2013 e janeiro e fevereiro de 2014 – considerados de alta estação – pouco mais de 206 mil turistas. O número é levemente superior ao registrado no mesmo período do ano passado (2,09%). A taxa de ocupação média no período também foi muito boa: 78,6% - aumento de 0,95%.
O mês de dezembro de 2013 registrou o melhor índice de crescimento – 17,04% em relação a 2012.“Nossa taxa de ocupação continua acima da média nacional, que é de pouco mais de 60%. E é bom lembrar que em alguns períodos, como no réveillon, a taxa de ocupação chegou a 100% em boa parte dos hotéis e pousadas”, ressalta Danielle Novis.
O setor turístico das regiões norte e sul do Estado também comemora os números da alta estação.
“O crescimento do fluxo turístico na alta temporada é visível. Percebe-se, ano após ano, uma melhora, não só nos hotéis de maior porte, mas, também, nas pequenas pousadas. Todos conseguem uma boa ocupação. Isto é o resultado de um trabalho em parceria do trade turístico, Estado e municípios para tornar a região mais conhecida”, diz Verginia Stoldoni, presidente do Costa dos Corais Convention e Visitors Bureau.
No litoral sul, o entusiasmo é o mesmo. Os hotéis e pousadas da região registraram índices de 90% de ocupação durante a alta estação. “Pena que, apesar de intensa, ela foi muito curta. Isto aconteceu devido à antecipação do início das aulas no Sudeste e Sul por causa da proximidade dos jogos da Copa do Mundo”, afirma José Bepe Guedes de Luna, presidente da Assertsul (Associação dos Empreendedores do Turismo no Litoral Sul).
Passagens aéreas
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL) e o Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB) também lamentaram o curto período de férias escolares nas regiões Sul e Sudeste do país – maiores emissores de turistas para Alagoas – devido à Copa do Mundo. Mas as duas entidades avaliam que o grande “vilão” da temporada foi mesmo o reajuste das passagens aéreas.
“A alta temporada foi um pouco complicada devido aos altos preços do transporte aéreo, que teve um aumento de 35%, dificultando a venda antecipada dos destinos”, diz Glênio Cedrim, presidente da MC&VB. “Mas, graças a todo trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, Prefeitura de Maceió e Hotelaria, através das ações de mídia, a situação pode ser revertida, causando um aquecimento na demanda e nos deixando otimistas para os meses de março e abril, onde estamos prevendo uma ocupação de 80%”.
O presidente da ABIH/AL, Mauro Vasconcelos, também enalteceu o trabalho de divulgação promovido pelo poder público e pela iniciativa privada. “O desgaste só não foi maior devido ao apoio do Governo, através da Secom e Setur, que investiu em propagandas e campanhas no interior de São Paulo e canais fechados de tv. Outro parceiro importante foi a Prefeitura de Maceió, que prorrogou as campanhas, previstas até novembro, até o final do ano”, afirmou. .
O balanço da estação também foi positivo entre os guias de turismo e as empresas de receptivo – responsáveis por transportar os turistas para os passeios. “O fluxo de dezembro foi bom, o de janeiro foi excelente, em fevereiro voltou ao normal e, agora em março, está havendo um incremento.A empresa que trabalho está transportando mais de dois mil turistas por semana”, diz Alfonso Dacal, presidente do Grupo dos Receptivos de Alagoas (Gral).
“A temporada foi atípica, sendo intensa, porém curta. Acreditamos que as pessoas deixaram de viajar neste período para fazê-lo durante a realização da Copa do Mundo. Porém, nossa avaliação da temporada é positiva, houve um bom aproveitamento para os receptivos e para os guias”, concorda Henrique Dantas, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur).
Novas ações
A alta estação foi embora, mas os turistas não devem ficar longe por muito tempo. A Setur está intensificando a campanha “Praias da Copa”, que pretende atrair visitantes para Alagoas durante as férias de junho e julho, quando acontece a Copa do Mundo do Brasil. O material de divulgação foi amplamente distribuído no 20º Workshop da CVC, em São Paulo, que aconteceu nos dias 19 e 20 deste mês. Já entre os dias 27 e 30, o Estado estará representado na 23ª Brazil National Tourism Mart (BNTM), que acontece na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE). O objetivo da BNTM, criada em 1992 pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), é aproximar o “trade” turístico nacional das operadoras turísticas dos principais mercados internacionais.
Além disso, dois eventos esportivos prometem colocar o nome de Alagoas na mídia internacional neste primeiro semestre: o “Alagoas Pro Grand Slam”, campeonato mundial de Stand Up Paddle, que acontece de 29 deste mês a 6 de abril na praia do Francês; e a vinda de Gana para a preparação visando à Copa do Mundo, em junho.
“A estação de férias terminou, mas o trabalho continua. Temos grandes eventos este ano, sem falar nas feiras e congressos de turismo. Alagoas conquistou um patamar invejável no turismo. Precisamos melhorá-lo ainda mais”, afirma Danielle Novis.
Fonte: Agência Alagoas
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