quarta-feira, 23 de junho de 2010

Astral - A arte de Meditar


A meditação deixou de ser uma prática somente para seguidores de filosofias ou religiões orientais. Ela está cada vez mais incorporada à vida normal ocidental, e já é usada até em tratamentos médicos como forma de aliviar a tensão e também como parte de estudos científicos para saber do efeito da meditação em nosso corpo.

Mas o que é meditar? Como é que se faz? Meditar é entrar num estado de consciência onde se torna mais fácil compreender a si mesmo, é calar a mente, as emoções descontroladas que tomam conta de nós a cada momento. Quando fazemos isso, nosso corpo físico é o primeiro beneficiado. Meditar também é elevar. É buscar dentro de nós a nossa verdadeira Natureza, aquela que temos buscado durante toda a nossa vida.

Meditar é um ato tão simples e está ao alcance de qualquer pessoa, mas é preciso coragem para seguir por um caminho desconhecido sem saber o destino. É uma entrega. A meditação é um tesouro universal e está aberta a todos, independente de sexo, idade, religião, raça, classe social.

O objetivo primário da meditação é que nos tornemos conscientes e que nos familiarizemos com a nossa vida interior. É por meio da meditação que descobrimos como agimos em determinadas situações, porque respondemos uma coisa quando gostaríamos de dizer outra, porque fugimos daquilo que mais queremos, porque vivemos mergulhados na ansiedade, na depressão e no cansaço quando queremos apenas a tranqüilidade.

É no processo de aquietar a mente nos damos conta de nossos padrões de pensamento e de ação e, assim, podemos transformá-los.

A prática
A prática da meditação, embora simples, requer bastante disciplina e regularidade. Siga estas dicas para começar sua prática de meditação:

· Sente-se confortavelmente e faça algumas respirações profundas.
· Comece a observar os pensamentos que lhe chegam. Tome consciência deles e deixe que sumam em seguida. Não os evite nem os incentive.
· Não dê continuidade a nenhum pensamento. A tendência da mente é fazer associações. Quando vem o pensamento "preciso pagar uma conta no banco" a mente dá continuidade: "será que tenho dinheiro suficiente? Corte o fio antes que o raciocínio continue.
· Tente não controlar seus pensamentos, deixe que eles venham da maneira que vierem.
· Escolha um lugar sereno onde você possa sentar-se de maneira confortável e com a coluna ereta. Pode ser numa cadeira ou no chão com as pernas cruzadas. Sentar-se sobre uma pequena almofada ajuda a manter as costas eretas. Use roupas que não apertem nem incomodem.
· Acender um incenso ou colocar uma música bem suave pode ajudar a criar um clima de tranqüilidade no início. Depois de algum tempo, pode ser que você prefira dispensá-los.
· Evite meditar quando estiver com sono ou muito cansado. Você se sentirá frustrado por não conseguir se concentrar e desanimará de sua prática diária. Um bom horário para meditar é pela manhã, mas isso é particular, com o tempo você encontrará o horário que melhor convier.
· Comece devagar: dez minutos diários. Coloque um relógio para despertar após esse tempo, assim sua mente não poderá sabotá-lo fazendo-o acreditar que já se passaram muito mais que dez minutos.
· Não se mova durante esse tempo. O que você quer é que sua mente permaneça quieta e imóvel.
· A atenção deve estar voltada para o objeto da meditação (a respiração, um símbolo, etc.) sem que isso necessite de grandes esforços. Caso você disperse, reconduza sua atenção suavemente ao objeto escolhido.
· Qualquer coisa que aconteça estará bem. Se houver um monte de pensamentos desfilando pela sua cabeça, se você tiver vontade de chorar ou de rir, se você achar que nunca vai conseguir se concentrar, tudo bem. Apenas continue sentado e, sempre que possível, volte a sua atenção para o objeto sobre o qual está meditando.

Medite antes que você precise!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agressões contra crianças aumentaram na pandemia, diz especialista

O Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA) informou que publicará em seu  Site   nota técnica sobre todos os procedim...