quarta-feira, 16 de junho de 2010

Alagoas lança plano de enfrentamento ao crack e outras drogas



Em decorrência dos problemas e transtornos causados em função do uso cada vez maior de drogas, que inclusive, aparece nas estatísticas como sendo um dos fatores responsáveis pelo aumento da criminalidade, o governo do Estado lançará na próxima sexta-feira (18), às 8h30, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o plano de enfrentamento ao crack e outras drogas. A ação, que representa um projeto interdisciplinar, terá como foco a triagem dos usuários, tratamento, desintoxicação e a reinserção social.

Para isso, uma rede integrada foi formatada com a participação dos técnicos das secretarias de Estado da Saúde (Sesau), Paz (Sepaz), Defesa Social, Assistência Social e Educação. “Todos esses órgãos irão trabalhar, de forma integrada, a triagem dos usuários de drogas, visando detectar se eles necessitam de desintoxicação, internamento ou acompanhamento psicológico” informou o secretário da Saúde, Herbert Motta.

Também irão trabalhar o acolhimento ao usuário de drogas e a conscientização em paralelo com a repressão, segundo cronograma elaborado pela equipe multidisciplinar que integra o plano. “A rede de atendimento aos usuários foi formatada de modo que os pais ou responsáveis possam realizar a triagem de cada caso, sabendo para onde encaminhá-lo, pois atualmente não há um centro de triagem que concentre os dados a respeito da incidência das drogas”, pontuou o titular da pasta da Saúde.

Ainda segundo ele, este centro de triagem irá possibilitar que o governo possa saber em que localidades existe maior consumo de drogas, quais são as mais consumidas, que serviços necessitam de melhorias, que ações educativas devem ser viabilizadas e que atos repressivos têm maior eficácia no combate ao tráfico. “Essa será a primeira ação integrada que a esfera pública, as organizações não governamentais e a sociedade civil organizada realizam conjuntamente”, destacou Herbert Motta.

Estrutura – O plano de enfrentamento ao crack e outras drogas também contempla a liberação de recursos para as comunidades acolhedoras, conhecidas como terapêuticas, por meio de convênios firmados entre a Sepaz e o governo Federal. Esses convênios irão possibilitar a implantação de oficinas produtivas, bem como, a aquisição de veículos. “Há mais de um ano vem se consolidando e ganhando força no Estado essa integração”, relata o secretário da Paz, Jardel Aderico.

Durante o lançamento, estarão em Maceió o general Paulo Roberto Yog e Paulina do Carmo Arruda, ambos comandantes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Eles irão apresentar o plano, bem como o papel do órgão no enfrentamento do combate ao tráfico de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agressões contra crianças aumentaram na pandemia, diz especialista

O Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA) informou que publicará em seu  Site   nota técnica sobre todos os procedim...