sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Hemoal faz campanha para reforçar estoque para o carnaval

Ônibus solidário fica estacionado no Parque Shopping Maceió até o fim da tarde 


Faltando pouco mais de uma semana para o carnaval, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) faz campanha solidária de doação de sangue devido ao baixo estoque no banco da unidade, nesta quinta-feira (20), no estacionamento do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas. Atualmente, o Hemoal conta com 90 bolsas no banco de sangue, mas para as prévias carnavalescas são necessárias cerca de 300 por causa do número de acidentes que ocorrem nesta época.

Para animar ainda mais a doação, a banda Sabaki, que desfila nas prévias carnavalescas no bloco Sabaki Evolution, une-se ao Hemoal mais uma vez para uma ação solidária. Em troca da doação de sangue ou de uma lata de leite/ dois pacotes, os componentes da banda Sabaki dão uma camiseta do bloco, que sairá no sábado (22), logo após o Pinto da Madrugada.

Percussionista da Sabaki, Reinaldo Ernande diz que a campanha está em seu terceiro ano de sucesso. “Pensamos em nos unir ao Hemoal para ajudar as pessoas que precisam de sangue e também as casas que abrigam pessoas carentes. Já estamos no terceiro ano deste projeto e tem dado muito certo”, disse o músico.

A campanha está sendo realizada no bairro da Cruz das Almas com o ônibus solidário, que está disponível das 8h30 às 16 horas, no estacionamento do Parque Shopping Maceió. As latas e os pacotes de leite arrecadados serão doados para o Lar de Amparo à Criança para Adoção (LACA), no bairro da Pitanguinha e à Casa de Adoção Rubens Colaço, no Farol, em Maceió. A troca de camisas por lata de leite também podem ser efetuadas nesta quinta-feira (20), na casa de shows Orákulo.

Quem pode doar
Para doar sangue é necessário que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Já quanto aos doadores que desejam realizar novamente o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. A doação de sangue não é permitida para gestantes e lactantes, segundo portaria expedida pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agressões contra crianças aumentaram na pandemia, diz especialista

O Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA) informou que publicará em seu  Site   nota técnica sobre todos os procedim...