sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Como usar a Internet para passar no vestibular


Existe a preocupação do uso da internet  por crianças e adolescentes. Além dos perigos lá encontrados, exigindo uma fiscalização dos pais, ela também pode ser útil. Para quem quer passar no vestibular, por exemplo, é ferramenta bastante interessante para estimular o estudo.
Os jovens do terceiro ano do ensino médio e do cursinho sentem terem uma grande carga de conteúdos para revisar. Imaginam precisarem pegar todos os livros e apostilas dos outros anos para darem conta do recado. Só de pensar nisso, qualquer um desanima. Além de ser quase impossível.
Passado o primeiro bimestre, esses estudantes sentem não serem capazes, que não vão conseguir, que é chato estudar e nem sabem por onde começar. Aí entra a internet, onde são encontrados materiais de estudo. Tudo da maneira ágil como o jovem gosta.
Para quem não sabe como iniciar ou o que estudar, os sites dos próprios vestibulares ajudam. Eles informam o que se deve saber de cada disciplina para fazer a prova. Além da obtenção de um cronograma quando se busca um guia de estudo para o vestibular.
Sabendo isso, o próximo passo é achar os temas. Basta um clique, como dizem, para que várias páginas sobre os mesmos apareçam. A qualidade de um para outro varia. É possível que o estudante, com sua experiência, perceba sua eficiência ou não.
O material não se reduz a textos. Existem aulas em vídeos com explicações de professores qualificados. Alguns preferem assistir a uma aula a terem que ler um texto.
Mesmo para os que não gostam de ler, a leitura dos livros de literatura se faz necessária. Porém, sua análise pode ser completada por artigos encontrados na internet.
Para o treino, além dos simulados da escola, as provas dos vestibulares e do Enem também estão na rede, com seu gabarito. Ao realizá-las, o estudante pode perceber seus pontos fracos, aquilo em que precisa se dedicar mais.
Mas, para que dê tudo certo, é preciso organizar o tempo. Os diferentes assuntos, que não são poucos, podem ser divididos pelas semanas que se tem até as provas. Se for impossível estudar tudo, o melhor é priorizar as disciplinas de maior peso para a carreira escolhida ou aquelas em que se tem maior dificuldade.
Para um momento de relaxamento, vale se informar sobre os principais acontecimentos do país e do mundo, que podem ser abordados nas provas. Estes são encontrados nos principais sites de notícias.
Isso tudo, porém, tem que ser conjugado com momentos de lazer e diversão. Sem esse real descanso, o aprender se torna um acumulo de informações, sem muita elaboração. Hoje, mais que estar informado, para fazer uma boa prova de vestibular é preciso pensar sobre os diversos temas.
Aproveite!
Fonte: G1

Previsão diz que tempo deve variar durante o carnaval em Alagoas

Carnaval em Paripueira
Durante os quatro dias de folia, o tempo deve variar em todas as regiões do Estado. É o que informa o boletim de previsão climática da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, expedido nesta sexta-feira (28). 
No sábado, as regiões do Litoral e do Baixo do São Francisco devem ficar com tempo parcialmente nublado com sol entre poucas nuvens. Nas demais regiões, variação de nebulosidade, com períodos de sol intercalados com nuvens.
No domingo, o tempo deve permanecer nublado em todas as regiões de Alagoas - com sol entre poucas nuvens. Já na segunda–feira, tempo parcialmente nublado no Agreste, Baixo do São Francisco e Litoral. Predomínio de sol nas demais regiões.
No último dia do Carnaval, terça–feira, há possibilidade de chuva no Baixo do São Francisco e no Litoral. Nas demais regiões - tempo parcialmente nublado.
A temperatura máxima durante os festejos de momo deve chegar a 36°C no Sertão do São Francisco e a mínima de 22°C no Agreste. A umidade relativa do ar fica entre 31% e 97%.
Mais informações podem ser obtidas no site da Semarh (http://www.semarh.al.gov.br) ou nas atualizações da secretaria no Twitter (@semarh_al) e no Facebook (https://www.facebook.com/semarhal).
Fonte: Agência Alagoas

Câmara analisa projeto para auxílio de até R$ 300 para mãe solteira carente

Benefício será custeado com recursos do Orçamento Geral da União 
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6475/13, do deputado Marcelo Aguiar (DEM-SP), que garante auxílio de até R$ 300 à mãe solteira que não tiver condições de se sustentar. Esse auxílio, que será custeado com recursos do Orçamento Geral da União, poderá variar de acordo com o valor da renda constante da declaração de hipossuficiência da mãe solteira.
“A proposta busca auxiliar as mães solteiras em situação de miséria”, explica Aguiar.
“A ajuda financeira é um recurso de apoio significativo para muitas mães solteiras que são incapazes de prover o sustento de um filho sem a figura do pai e, por isso, necessitam desse auxílio governamental”, argumenta o deputado.
A proposta não prevê a periodicidade do benefício nem por quanto tempo ele será pago.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: R7

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Seja Sócio do Campeão dos Centenários



O CRB irá fazer 3 grandes jogos rumo ao objetivo de ser Tri Campeão, no mês de Março, sem contar a possibilidade das semi-finais do Nordestão. 

E o sócio-torcedor tem vantagens incríveis, começando pela vantagem financeira, tendo acesso franco ao estádio, sem precisar comprar ingressos, enfrentar filas, tendo todo o conforto e comidade que só o sócio pode ter.

Tá esperando o que? Garanta já sua presença em todos os jogos do Maior de Alagoas e contribua com o futuro do GALO!

Acesse: www.crb.torcedordevantagens.com.br

Ou vá direto aos nossos pontos de cadastro:

• Acesso VIP - Loja Shopping Parque Maceió (Cruz das almas)
• Balcão Acesso VIP no Unicompra Farol
• Balcão Acesso VIP no Bompreço Ponta Verde
• Mix Cópia – Loja Shopping Pátio Maceió (Benedito Bentes)
• Supricores – Av. Fernandes Lima, 2443, Farol (vizinho aos Correios, próximo do shopping Farol)

Programação do carnaval 2014 de Paripueira


Programação do Carnaval 2014 da Barra de Santo Antônio


Campanha emergencial contra sarampo vai até a próxima sexta-feira, 28

Campanha emergencial contra sarampo vai ate o próximo dia 28 
Longas filas se formaram nos postos de saúde de Maceió e nos pontos de vacinação contra o sarampo, por conta do início da campanha, no ultimo sabado (22).  Mas quem perdeu a oportunidade de vacinar seu filho, neto ou sobrinho, pode procurar as unidades de saúde dos bairros até o dia 28.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza a Campanha Emergencial de Vacinação contra o Sarampo, visando imunizar crianças de seis meses a menores cinco anos de idade. A iniciativa se deve ao alto número de casos da doença registrados nos estados de Ceará e Pernambuco e à necessidade de interromper a cadeia de transmissão do sarampo na região Nordeste.
A campanha é destinada a crianças que residem na capital e nos municípios da região metropolitana de Maceió, além de Maragogi, que é ponto turístico e faz divisa com Pernambuco. Para vacinar as crianças, os pais devem levá-las até os postos de saúde mais próximos de suas residências até 28 de fevereiro, no horário das 8h às 17h.
A meta é vacinar indiscriminadamente 95% do público-alvo da campanha - o que em Alagoas corresponde a 84. 680 crianças. Para isso, o Estado recebeu do Ministério da Saúde 90 mil doses extras da vacina tríplice viral, para intensificar a imunização contra o sarampo.
“Estamos tentando evitar a reintrodução do vírus no Estado que, desde 2000, não apresenta casos da doença. Mas, para impedir que o vírus possa acometer as crianças, é preciso tomar a dose da vacinação, visto que a imunização é a forma mais segura para interromper a cadeia de transmissão da doença”, esclareceu a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro.
De acordo com Denise Castro, além da capital e dos municípios da região metropolitana (Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Flexeiras, Santa Luzia do Norte e Satuba), a dose da vacina vai estar disponível para as crianças que residem em Maragogi, devido ao grande fluxo de turistas na cidade e advindos de locais onde há intensa circulação viral.
Contraindicações
A vacina contra o sarampo não deve ser administrada em crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; acometidas por neoplasia maligna; em tratamento com corticosteróides em esquemas imunodepressores ou submetidas a outras terapêuticas imunodepressoras (quimioterapia antineoplásica, radioterapia, entre outros).
Casos
O Ministério da Saúde informa que em 2014 foram registrados 190 casos confirmados de sarampo na região Nordeste e os estados mais atingidos foram Ceará e Pernambuco. Os casos confirmados atingiram crianças menores de 1 ano de idade, e segundo o PNI, Pernambuco registrou 49% deles e o Ceará 51%

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Restaurante em AL faz caipirinha de 600 litros para entrar no 'Guinness'

Grupo busca atingir a marca do maior drinque do mundo.
Preparo aconteceu neste domingo (23), em Paripueira.

Uma mistura de 220 litros de cachaça, 60 quilos de limão, 45 quilos de açúcar e 350 quilos de gelo. Essa foi a receita feita por um grupo de Alagoas para preparar, segundo eles, o que seria a maior caipirinha do mundo, com 600 litros. A preparação aconteceu neste domingo (23), em um restaurante no município de Paripueira, que fica no litoral Norte do estado. O objetivo do grupo é quebrar a marca da maior caipirinha do mundo, atingindo o recorde mundial registrado pelo Guinness - o livro dos recordes.

Cerca de 10 pessoas participaram da preparação do tradicional drinque brasileiro. Eles se distribuíram no corte do limão, na batida da fruta no pilão com o acréscimo açúcar e por fim na mistura com a cachaça, que foi mexida em uma caixa d'água de 600 litros.

O evento atraiu muitos clientes, convidados e conhecidos do estabelecimento, que estiveram no local para testemunhar o preparo e desgutar o drink típico do Brasil. O recorde atual é de 500 litros da bebida, que pode ser quebrado se for aceito pelo Guinness.
Um dos idealizadores, o músico Beto Bahia, explicou que a ideia surgiu por acaso através de uma conversa entre amigos. Ele já possui o recorde do maior número de pessoas passando loção bronzeadora em uma praia. “Fiz a inscrição no Guinness e programamos uma data para o evento. Como não teve como trazer ninguém do livro, nós fizemos todas as imagens da preparação, sem cortes e com contagem de tempo”, falou.
Equipe cortou centenas de limões para o preparo da bebida em Paripueira.
Bahia explicou ainda que o material será encaminhado para a organização do Guinness, que deve dar uma resposta em um prazo de três meses. “Será analisado o preparo e o tempo também. É uma análise bem criteriosa, por isso nos preparamos antes para fazer a caipirinha. Além de ser um trabalho em grupo que nos dá prazer, é um atrativo para o restaurante”, falou.
Depois de pronta, a caipirinha foi distribuída para o público, que elogiou a bebida. “Sou acostumada a tomar caipirinha e garanto que essa que foi feita não deixa a desejar. É original mesmo e surpreende pela quantidade”, ressaltou a autônoma Maria Aparecida dos Santos.

Leia trechos da nova biografia do atacante Neymar

Neymar já é um dos maiores ídolos do futebol brasileiro


Neymar tem apenas 22 anos, mas sua vida já foi exposta em alguns livros biográficos. A próxima biografia a chegar às livrarias é "Neymar - O último poeta da bola", do jornalista italiano Luca Caioli, que será lançada no Brasil no mês que vem. O livro terá uma edição de 4 mil exemplares e custará R$ 29,90.
 Autor de 13 livros sobre esportistas, como Zidane, Cristiano Ronaldo, Ronaldinho, Lance Armstrong, Andre Agassi e Lionel Messi, Caioli afirma que escolheu Neymar como personagem porque o brasileiro é o representante do mais puro futebol brasileiro.
"O cineasta italiano Pier Paolo Pasolini disse uma vez que existem dois tipos de futebol em eterna contradição. De um lado, o futebol-prosa, praticado pelos europeus -ele falava principalmente do catenaccio italiano. E do outro lado, o futebol-verso, praticado pelos brasileiros. Para mim, Neymar é um representante digno desse futebol bonito, futebol-arte que os brasileiros sempre praticaram. Comecei a escrever em outubro de 2012, quando essas qualidades já eram conhecidas no mundo todo", conta Caioli. 
Para escrever a história de Neymar, Caioli veio ao Brasil e visitou locais frequentados por Neymar e sua família. O jornalista, entretanto, não conversou com o craque do Barcelona ou com o Neymar pai. "Não, eles se recusaram a dar entrevista. Mas eu até prefiro. As biografias que faço não são autorizadas. Se fossem, me tirariam a liberdade."
Leia trechos inéditos do livro "Neymar - O último poeta da bola": 
"Neymar da Silva Santos chega ao União Mogi em 1989. Tem 24 anos. Nasceu em Santos em 7 de fevereiro de 1965, filho do meio de Berenice, dona de casa, e Ilzemar, mecânico. Tem um irmão, José Benício, o "Nicinho", e uma irmã, Joana d'Arc, a "Jane". Cresce futebolisticamente no juvenil do Santos e, com dezesseis anos, vai para a Portuguesa Santista, onde se torna profissional. A partir daí, começa uma peregrinação por vários clubes, todos modestos: o Tanabi, na região de São Paulo, o Iturama e o Frutal, ambos de Minas Gerais. No Sudeste do país, Neymar contrai tuberculose e se vê obrigado a parar por um ano para repousar. Decide deixar o futebol e voltar a trabalhar na oficina mecânica de seu pai, mas recebe uma oferta do Jabaquara, um clube histórico da Baixada Santista. Embora seu pai não veja a proposta com bons olhos, Neymar aceita: de segunda a sexta, trabalha como mecânico e, nos fins de semana, joga. Enfileira quatro boas atuações, uma delas em um amistoso contra o União Mogi. Dulcídio Wanderley Boschilla, árbitro do jogo, o recomenda aos dirigentes do Mogi, que parecem estar interessados. Após a primeira reunião com o jogador, o enviam em seguida para treinar com a equipe. Após o segundo jogo, Neymar assina contrato com José Eduardo Cavalcanti Teixeira, o "Ado", então presidente, para uma temporada, até o final de dezembro de 1989. "Naqueles tempos, o salário não era grande coisa", como recorda Pintado, "nosso patrocinador era a UMC, Universidade de Mogi. Nos pagavam uns 350 reais por mês, mas dava para viver bem."
Após vários anos mudando de uma cidade para outra, de um vestiário para outro, Neymar encontra a tranquilidade em Mogi. Brilha em campo e faz um bom campeonato na Divisão Especial, a ponto de atrair a atenção de vários clubes da região. Os diretores do Rio Branco, uma equipe de Americana, pequena cidade do estado de São Paulo, ficam impressionados com a atuação de Neymar contra sua equipe no antigo estádio da Rua Casarejos (hoje, no local, encontra-se o Mogi Plaza, um centro comercial). Querem-no a todo custo. O Rio Branco precisa de um atacante para reforçar o plantel para o ano seguinte, quando buscará e conseguirá o acesso para a elite regional, depois de obter o vice-campeonato na Divisão Especial. Os dirigentes fazem uma boa oferta, e Neymar está prestes a aceitá-la. É uma oportunidade que não pode deixar escapar. "Ele precisava do dinheiro para ajudar a família. Queria comprar uma casa para seus pais, que moravam na Baixada Santista", lembra hoje Moacir Teixeira, o ex-tesoureiro do União. Neymar diz isso em alto e bom som aos diretores do clube, que não têm nenhuma intenção de perdê-lo. "Era nosso melhor atacante, uma pessoa excelente que merecia colher os frutos de tudo que havia plantado", afirma Moacir que, na época, junto com outros nove sócios do União, organiza uma coleta para cobrir com o dinheiro de seu próprio bolso a oferta do Rio Branco. Um documento com dez assinaturas, datado de 21 de dezembro de 1989, sacramenta o acordo. O grupo de investidores fecha com Neymar e garante sua permanência no Mogi. O valor da transação é de 100 mil cruzados novos, 10 mil para cada signatário. "Sem interesse", enfatiza Moacir, "sem tirar disso nenhum benefício econômico." A cifra equivale a atuais 55 mil reais, um montante de dinheiro respeitável para a época. Por fim, Neymar pode comprar uma casa para sua mãe, em São Vicente, e ainda se permite adquirir um carro. Acredita estar rico, mas as reformas econômicas e financeiras do Plano Collor vão levar as suas economias. Durante o primeiro semestre do ano, joga com o União, mas no segundo, como o clube não disputa nenhum torneio, vai para o Coritiba, o Catanduvense e, enfim, para o Lemense.
Pensa em formar uma família. Em 1991, aos 26 anos, se casa com Nadine Gonçalves na igreja de São Pedro o Pescador, em São Vicente. Os dois se conhecem desde que ela tinha dezesseis e ele dezoito anos, e era uma promessa da Portuguesa Santista.
Em 5 de fevereiro de 1992, nasce em Mogi das Cruzes seu primeiro filho, às 2h15. A bolsa da mãe estourou no dia anterior e ela foi levada à Santa Casa de Misericórdia, um grande edifício azul e branco que se destaca entre as ruelas do centro da cidade. O parto é natural e não tem complicações. A mãe e o recém-nascido, que pesa 3,780 quilos, estão bem. Até o momento do nascimento, os pais não sabem que se trata de um varão: o preço do ultrassom estava além de suas possibilidades. O primeiro a cuidar da mãe e do filho foi o doutor Luiz Carlos Bacci, já falecido, e em seguida Benito Klei. Este dá alta à mulher e ao pequeno. Sabe que o bebê é filho de um jogador do União, time para o qual torce, mas somente anos mais tarde, relendo a certidão de nascimento, se dará conta de que ajudou no parto do craque do Santos.
"Naquela época, Neymar Júnior ainda não tinha um corte moicano, era difícil de reconhecer", diz, brincando, o coordenador do setor de ginecologia e obstetrícia da Santa Casa. O encarregado de levar para casa a família Da Silva Santos foi Atilio Suarti, o fisioterapeuta do União. Neymar pai telefonou para ele e pediu para ir buscá-los na maternidade.
Mas qual será o nome do bebê? Os pais estão em dúvida quanto a que nome dar a seu primogênito. No primeiro momento, Nadine sugere "Matheus", e o pai concorda. Testam por uma semana, mas não ficam convencidos e, finalmente, quando Neymar pai vai registrá-lo no Cartório, muda de ideia e opta por seu próprio nome: "Neymar", com o acréscimo de "Júnior", embora todos na família o chamem de "Juninho".

* * *
Neymar pai vira o volante, tenta desviar e acelera, mas está com a quinta engatada e não consegue evitar a batida. O outro veículo colide em cheio contra o automóvel e na altura da porta do motorista. A perna esquerda de Neymar termina no lado direito, e o quadril e a bacia também se deslocam. Ele não pode se mexer. Está desesperado e diz para a esposa que vai morrer. Ambos olham para o banco de trás: Juninho não está. Acreditam que o impacto tenha jogado a criança para fora do carro. Temem tê-lo perdido para sempre. Neymar pai roga a Deus para levá-lo, mas para poupar Juninho. O carro está à beira de um precipício. Nadine não pode sair por sua porta porque cairia barranco abaixo, por onde corre um riacho. Um, dois carros param para ajudá-los. São essas pessoas que encontram Juninho debaixo do assento. Está coberto de sangue. O terror dos pais aumenta. Uma ambulância os leva para o hospital mais próximo. Lá, o pai reencontra a esposa e o filho. Nadine, afora algumas escoriações, não sofreu nada grave. Segura nos braços Juninho, que usa uma grande bandagem na cabeça. O sangue não passava de um corte na testa, causado por um caco de vidro da janela.
Neymar não teve a mesma sorte: ele luxou a bacia. É uma lesão grave. Precisa ser operado com urgência. Dez dias de recuperação no hospital, depois quatro meses de cama, sujeito a um aparelho infernal que o mantém suspenso. Ficará quase um ano sem poder jogar, um ano de consultas médicas e de exercícios de reabilitação e fisioterapia, com a ajuda de Atilio Suarti e Antonio Guazzelli, o massagista do União. Um acidente grave que marca para sempre a carreira futebolística de Neymar pai. Quando retorna aos gramados, não é mais o mesmo, mas não pode deixar de jogar: é o seu trabalho, o seu ganha-pão.
* * *
A bola, a redonda, sempre foi o seu amor, o seu objeto de desejo, e ele sempre teve uma paixão avassaladora pelo instrumento do futebol, tanto que em maio 2012 afirmará: "A bola é a mulher mais ciumenta que existe. Se você não der carinho, ela vai deixar de te amar e pode te prejudicar. Eu a amo com paixão". Demonstrou isso desde pequeno. Nadine, sua mãe, se lembra de quando, com apenas dois anos, enquanto ela comprava batatas no mercado, Juninho soltou sua mão e atravessou a rua correndo o risco de ser atropelado para pegar uma bolinha de plástico amarelo. E recorda – como em muitas ocasiões contou o próprio Neymar – que seu filho dormia abraçado com a bola. Anos mais tarde, chegará a acumular em seu dormitório até 54 delas. Não era o quarto da criança, e sim das bolas, a ponto de Juninho ter que se espremer em um canto da cama, devido à grande quantidade de gorduchinhas empilhadas sobre o cobertor.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Hemoal faz campanha para reforçar estoque para o carnaval

Ônibus solidário fica estacionado no Parque Shopping Maceió até o fim da tarde 


Faltando pouco mais de uma semana para o carnaval, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) faz campanha solidária de doação de sangue devido ao baixo estoque no banco da unidade, nesta quinta-feira (20), no estacionamento do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas. Atualmente, o Hemoal conta com 90 bolsas no banco de sangue, mas para as prévias carnavalescas são necessárias cerca de 300 por causa do número de acidentes que ocorrem nesta época.

Para animar ainda mais a doação, a banda Sabaki, que desfila nas prévias carnavalescas no bloco Sabaki Evolution, une-se ao Hemoal mais uma vez para uma ação solidária. Em troca da doação de sangue ou de uma lata de leite/ dois pacotes, os componentes da banda Sabaki dão uma camiseta do bloco, que sairá no sábado (22), logo após o Pinto da Madrugada.

Percussionista da Sabaki, Reinaldo Ernande diz que a campanha está em seu terceiro ano de sucesso. “Pensamos em nos unir ao Hemoal para ajudar as pessoas que precisam de sangue e também as casas que abrigam pessoas carentes. Já estamos no terceiro ano deste projeto e tem dado muito certo”, disse o músico.

A campanha está sendo realizada no bairro da Cruz das Almas com o ônibus solidário, que está disponível das 8h30 às 16 horas, no estacionamento do Parque Shopping Maceió. As latas e os pacotes de leite arrecadados serão doados para o Lar de Amparo à Criança para Adoção (LACA), no bairro da Pitanguinha e à Casa de Adoção Rubens Colaço, no Farol, em Maceió. A troca de camisas por lata de leite também podem ser efetuadas nesta quinta-feira (20), na casa de shows Orákulo.

Quem pode doar
Para doar sangue é necessário que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Já quanto aos doadores que desejam realizar novamente o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. A doação de sangue não é permitida para gestantes e lactantes, segundo portaria expedida pelo Ministério da Saúde.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Em Maceió, Dilma anuncia R$ 480 milhões para transporte público e agricultura

A presidente do Brasil anunciou R$ 399,3 milhões para obras de mobilidade urbana em Alagoas 
A presidente da República, Dilma Rousseff, chegou ao Centro de Convenções, em Maceió, por volta de 15h15. Logo fez a vistoria nos tratores agrícolas que foram entregues a 19 prefeituras alagoanas. Dilma foi recebida pelo governador Teotônio Vilela Filho e outras autoridades do Estado presentes ao evento, que lota o auditório Gustavo Leite.
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, foi o primeiro a discursar. Ele agradeceu a parceria do governo federal nos projetos que a capital precisa para desenvolver a mobilidade urbana. Segundo o gestor, mobilidade não é só um problema brasileiro, mas mundial. "Nós, prefeitos temos um desafio diário", disse.
Rui destacou que sua administração iniciou, nesta segunda-feira (17), a implantação da faixa azul, beneficiando a grande maioria da população que utiliza o transporte coletivo. "É preciso a compreensão de todos de que o coletivo deve ter primazia ao individual", conclamou.
Logo depois foi a vez do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que inicou o discurso dizendo sobre a seca: "Vamos tentar recuperar com os equipamentos, aquilo que a seca fez perder", disse o ministro que anunciou a entrega de 17 caminhões-caçamba e 02 carros-pipa, totalizando um investimento de R$ 80 milhões. "Isso deve beneficiar cerca de 20 mil agricultores", concluiu o ministro.
Ao tomar a palavra, o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, solicitou à presidente Dilma Roussef que agilize junto ao Ibama a licença do estaleiro Eisa; pediu também que os municípios sejam habilitados como agentes ativos no combate à seca e solicitou, ainda, que a presidente oriente a bancada federal para aprovação da PEC 39, que regulamenta 2% para o FPM.
Já Agnaldo Ribeiro, ministro das cidades, anunciou que outra parte do VLT já foi comprado e chegará, em breve, a Maceió. Ele disse que haverá uma modernização do Rio Largo até o Porto, com 32 km de extensão.
Há também um projeto que vai do Centro de Convenções até o Maceió Shopping. E uma nova obra, que ainda está em estudo, é um VLT, do Centro até o Aeroporto. O ministro destacou que a cidade de Maceió cresce para a região alta e que o objetivo é atender as pessoas que mais precisem. Ele disse que 118 milhões de reais serão destinados, em uma 2ª etapa, para implantar o veículo na Via Expressa.
Ao tomar a palavra, o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, solicitou à presidenta Dilma Roussef que agilize junto ao Ibama a licença do estaleiro Eisa; pediu também que os municípios sejam habilitados como agentes ativos no combate à seca e solicitou, ainda, que a presidenta oriente a bancada federal para aprovação da PEC 39, que regulamenta 2% para o FPM
O governador Teotônio Vilela, em seu discurso, arrancou gargalhada da plateia quando, ao destacar as belezas naturais e a cultura de Alagoas, disse à presidente: "Da próxima vez que vir a Alagoas, senhora presidente, coloque o bíquini na mala".  Destacando o crescimento da hotelaria no Estado e dos avanços conquistados com o Canal do Sertão e com a vinda de indústrias para Alagoas.


Dilma
Em seu pronunciamento, a presidente Dilma disse que veio a Maceió mudar uma característica que ela compartilha com outras cidades: a necessidade urgente de melhorar o transporte coletivo. "Olho para o Basil também olhando as diferenças das regiões. Tem região que foi condenada a não ter desenvolvimento por anos, séculos", disse.
Dilma destaca importância de se invesrtir em transporte sobre trilho, metrô ou VLT. Porque é rápido, seguro e permite que haja integração. "Transporte coletivo é tempo e vida", avisou.
A presidente do Brasil afirmou que R$ 400 milhões de reais estão sendo investidos no transporte público de Maceió e que o objetivo desse investimento é melhorar o tempo que os usuários do transporte coletivo gastam para se deslocar.
“O VLT é o que há de mais moderno no transporte público. Nosso plano prevê mais dois VLT’s para Alagoas. Além disso, a CBTU vai fazer uma reforma nos trens que já existem, transformando todos em VLT. E estamos garantindo todos os recursos para um segundo VLT na cidade” enfatizou Dilma.
Além dos VLT’s, o Governo Federal implantará 2 BRT’s, mais conhecidos como corredores de ônibus, que tem por objetivo fazer os ônibus circularem mais rápido dentro da cidade.
Equipamentos agrícolas
Já com relação à entrega das máquinas agrícolas, a presidente destacou o fato do Governo ter comprado todos os equipamentos de fábricas brasileiras e disse que o prazo para a entrega de todos os kits, nos 5. 061 municípios do Brasil contemplados, é no final de maio.
“Nós demos prioridade na entrega das máquinas para os municípios do semi-árido brasileiro, na área da Sudene e também naquelas prefeituras que decretaram situação de emergência devido à seca, considerada a pior nos últimos 50 ou 100 anos”, explicou.
Mais Médicos
Ao final do seu discurso, Dilma Roussef frisou o programa Mais Médicos, recebido em 53 cidades alagoanas. Segundo a presidente, o retorno que o Governo tem tido sobre o programa é muito importante.
“O modo como o Mais Médicos tem sido recebido pela população mostra que o brasileiro quer ser atendido com humanidade. Ainda há muito a ser feito. O caminho do Brasil é trabalharmos de forma sistemática, contando com três esforços: do pessoal que ‘rala’, da solidariedade e das oportunidades oferecidas pelo Governo”, finalizou Roussef.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Música afeta as emoções e até ajuda no tratamento de doenças



Você já passou pela experiência de colocar um som para relaxar, depois de um dia difícil? Ou de tocar uma música agitada ao chegar na academia, na tentativa de aumentar o pique? Se já fez isso é porque percebeu que os acordes são capazes de afetar as suas emoções.
Partindo dessa mesma premissa, surgiu a musicoterapia, cujo objetivo é pesquisar a relação do homem com os sons, para transformar esse conhecimento em métodos terapêuticos. "Já sabemos que a atividade musical envolve quase todas as regiões do cérebro", explica a musicoterapeuta Maristela Smith, fundadora e coordenadora da área de musicoterapia do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
Quando uma música emociona, por exemplo, a estrutura do cerebelo --que modula a produção e a liberação dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina-- é ativada, assim como a amígdala cerebelosa, a principal área do processamento emocional no córtex cerebral. Já quando acompanhamos uma canção, acessamos o hipocampo, responsável pelas memórias.
Por isso mesmo, a música é capaz de influenciar não só o estado mental como também o físico. "O corpo tem uma tendência a seguir o ritmo ouvido, tanto em sua velocidade, quanto em sua altura e intensidade", diz Maristela. Consequentemente, os sons podem afetar as frequências cardíaca e respiratória, a pressão arterial, a contração muscular e até o ritmo do metabolismo. "Eles também podem ajudar a intensificar e a reduzir os estímulos sensoriais, como a dor", explica a musicoterapeuta.
No combate ao câncer, por exemplo, o método já vem sendo utilizado, com bons resultados. "Nesse caso, a musicoterapia, além de trabalhar funções emocionais presentes, como a redução do estresse e da ansiedade, também contribui para o aumento dos circuitos neurais responsáveis pela diminuição da dor crônica", declara Maristela.
Na Oncologia Pediátrica do Hospital da Criança Conceição e no Hospital São Lucas da PUC- RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), o trabalho com música rendeu uma melhoria de 74,8% no estado de ânimo das crianças hospitalizadas.
"A música tem um enorme potencial sobre o cérebro humano, principalmente no que diz respeito ao sistema límbico, o centro de sentimento e emoções do cérebro, e ao resgate da memória", diz a musicoterapeuta Maria Helena Rockenbach, que conduziu a pesquisa.
De acordo com o musicoterapeuta David Maldonado, que se especializou em intervenções musicais em neuropediatria pela Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), os sons também podem contribuir para fortalecer o sistema imunológico.
"A música envolve a capacidade mental, emocional, física, social e fisiológica. Por isso, podemos recomendar a musicoterapia como coadjuvante no tratamento de quase todas as doenças", diz.

Identidade sonora

No cérebro, a capacidade de uma determinada música atingir uma região ou outra está vinculada com o maior ou menor prazer da audição. Por isso, antes de iniciar um processo de musicoterapia, é importante traçar a Identidade Sonora do Indivíduo, também chamada de ISO.
"Cada pessoa tem um conjunto de sons e músicas que contam sua história, que fazem parte da sua vida. Esse conjunto é único, é como uma impressão digital. Na musicoterapia, acessamos elementos dessa identidade para resgatar situações vividas, desenvolver potenciais e dar novos significado a determinados conteúdos", explica a musicoterapeuta Luciana Frias, responsável pela implantação da Musicoterapia no IMIP (Instituto de Medicina Integral de Pernambuco).
Essa investigação considera a música no contexto geral de vida do indivíduo e não apenas os sons que o agradam naquele momento. "A identidade sonora está intimamente ligada à história de vida, uma vez que a música perpassa toda a trajetória do ser, desde a vivência intrauterina até o seu momento final", afirma Maristela.
Nessa pesquisa, os especialistas chegam às músicas capazes de despertar sentimentos positivos e negativos no indivíduo e, durante o tratamento, vão utilizar esses dados conforme a necessidade.
"Pacientes epilépticos são capazes de entrar em crise se ouvirem determinados sons, assim como pacientes depressivos ou eufóricos podem agravar o quadro dependendo da música que lhes chega aos ouvidos. Por isso é tão importante que o tratamento seja sempre feito por um musicoterapeuta", EXPLICA Maristela Smith. 
Fonte: UOL

Carreta da Mulher atenderá pacientes no Benedito Bentes

Carreta da Mulher

A Carreta da Mulher ficou um mês na Praça Pingo D’Água, localizada no Trapiche, área do 2º Distrito Sanitário e agora segue para seu segundo destino. A Unidade estará, a partir do dia 17 de fevereiro, no terminal de ônibus do Benedito Bentes II. A ação beneficiará as mulheres do 6º Distrito Sanitário que abrange os Conjuntos Carminha, Frei Damião, Moacir Andrade, Selma Bandeira, Freitas Neto e Henrique Equelman. 

Com o objetivo de promover o acesso à rede de serviços para diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer de mama e de colo de útero, a Carreta Saúde Cidadã, Saúde da Mulher, projeto da Prefeitura de Maceió em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atingiu em seu primeiro mês de funcionamento a marca de mais 900 exames realizados, entre eles a mamografia e ultrassonografia (mama e endovaginal).
Resultados
A Coordenação Geral dos Distritos Sanitários comemora os bons resultados da ação. Segundo a coordenadora Flávia Melro, todos os envolvidos no projeto se mostram muito satisfeitos com o trabalho realizado. “O objetivo da carreta móvel é encurtar distâncias, promover o acesso mais rápido a exames e seus diagnósticos dessas doenças que atingem um grande número de mulheres e que se descobertas logo tem maiores chances de tratamento e cura”, afirmou Flávia Melro.
Para realizar os exames na Carreta da Mulher é necessário fazer um cadastro prévio na unidade de Saúde mais próxima da residência da paciente, que deve apresentar o cartão do SUS, CPF, dados pessoais e comprovante de residência. Após esse cadastro, a mulher deve passar por uma consulta médica, onde será emitido um encaminhamento para o exame, que será apresentado pela paciente no dia do exame na carreta. O resultado da ultrassonografia é entregue na hora, já a mamografia fica pronta em três dias.
Durante três anos, a unidade móvel vai percorrer os bairros de Maceió. A meta é realizar 100 exames diários, atingindo uma meta de dois mil por mês.

Força Nacional reforça a segurança em Alagoas por mais 180 dias

A presença e a prorrogação da atuação da Força Nacional foram solicitadas pelo governo estadual
Os policiais da Força Nacional de Segurança Pública vão continuar reforçando as operações policiais em Alagoas por mais 180 dias. Está na edição de hoje (17) do Diário Oficial da União a portaria do Ministério da Justiça que prorroga a permanência do efetivo.

Segundo portaria, a presença e a prorrogação da atuação da Força Nacional foram solicitadas pelo governo estadual. A tropa especial está no estado para dar apoio às ações dos órgãos locais de segurança, inclusive na área de aviação.

Entre idas e vindas, a Força Nacional vem atuado em Alagoas desde 2008, quando, além de apoio às ações de transferências de presos e combate ao tráfico de drogas, participou de ações de policiamento ostensivo. O prazo de permanência no estado pode voltar a ser prorrogado.

Em 2010, o estado foi a primeira unidade da federação a receber a colaboração da Força Nacional de Polícia Judiciária, cujos delegados, agentes e escrivães auxiliaram na apuração de inquéritos. Na ocasião, a Secretaria de Estado de Defesa Social que, com a parceria, a Polícia Civil alagoana conseguiu esclarecer 68,9% dos inquéritos investigados, pedindo a prisão dos acusados.

No começo de 2011, foi deflagrada a Operação Jaraguá, na qual os policiais da Força Nacional atuam junto com as polícias Militar e Civil, auxiliando nas abordagens de suspeitos, no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão e no policiamento em toda a região metropolitana de Maceió.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Rodovia vai melhorar o percurso entre Flexeiras e São Luiz do Quitunde

Nesta sexta-feira, Teotonio visitou restauração dos 28,4 km de estrada e conversou com produtores na Feira Camponesa
O governador Teotonio Vilela Filho esteve em Flexeiras nesta sexta-feira (14), onde visitou a Feira Camponesa e vistoriou as obras da rodovia AL-430, que liga o município a São Luiz do Quitunde. A restauração de 28,4 km da estrada é realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pretende encurtar e melhorar o percurso entre as duas cidades.

“Essa rodovia vem da BR-101 e está sendo totalmente recuperada, pois estava num estado muito ruim. Ao todo, são mil quilômetros de estradas que estão sendo construídas e renovadas. Por isso, vim aqui ver as obras e apressar para que elas possam ser concluídas o mais rápido possível, mas com qualidade, claro”, disse o governador.

Ainda na Feira Camponesa, Teotonio ressaltou que os pequenos produtores são prioridade para o Governo. “Estamos apoiando os agricultores para que eles possam se fixar no campo com dignidade. Sou do interior e sei das dificuldades que eles enfrentam. Por isso, quando assumi tornei isso uma prioridade”, afirmou.

Ele lembrou a recriação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Alagoas (Emater), que atende cerca de 120 mil agricultores no Estado. O órgão, que conta com mais de 300 técnicos, oferece assistência técnica e realiza pesquisas agropecuárias para geração e adaptação de tecnologias, contribuindo para a promoção do desenvolvimento rural sustentável.

“Quando venho para uma feira como essa, com produtos orgânicos, cultivados por assentados, fico muito feliz. Com a parceria do Governo, que entrega sementes e dá assistência, o homem do campo está conseguindo produzir e prosperar. A feira é o campo na cidade e essa inclusão é muito bonita de se ver”, expôs o chefe do Executivo estadual.

Alternativa para a comercialização da produção de agricultores familiares e artesanato local, a Feira Camponesa de Flexeiras conta com o envolvimento de 30 agricultores, que estão comercializando alimentos como macaxeira, inhame, abacaxi, laranja, maracujá, mamão, noni e limão. O evento é realizado pelo Incra com o apoio do Estado.

Também participaram da visita o secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital, e o deputado federal Arthur Lira.

O Carnaval vem aí! Veja 5 exercícios para 'secar' até lá

Especialistas dão dicas para quem quer entrar em forma para a folia
Falta pouco mais de um mês para o início oficial do Carnaval. Mas engana-se quem acha que não dá mais tempo de entrar em forma para fazer bonito durante os dias de folia. Praticando as atividades certas, é possível estimular o metabolismo e queimar calorias o suficiente para emagrecer e caber na sua fantasia preferida. Além de queimar as gordurinhas indesejadas, essas são ótimas dicas para melhorar o condicionamento físico.

É fundamental ter disciplina e planejamento caso queira obter resultados em tão pouco tempo. "É imprescindível uma boa orientação para a obtenção dos resultados desejados de forma segura e eficiente", explica Raphael Gomes, professor da academia Velox Fitness, que ainda alerta para a alimentação nesse período: "O acompanhamento nutricional é indispensável!".

Confira os exercícios indicados pelos especialistas e comece já o seu "Projeto Carnaval"!

Corrida
Exercícios aeróbicos em geral são eficazes para quem quer perder peso. Ou seja, corrida, bicicleta, hidroginástica e natação são muito indicados para quem quer queimar gordura. "Por utilizar grande parte da musculatura corporal, a corrida aumenta o seu metabolismo, fazendo com que ocorra um alto gasto calórico durante sua prática", explica Alessandro Brufato, professor da academia Bio Ritmo.

Treinamento funcional
A atividade que virou febre no Rio de Janeiro - e em várias cidades do país - pode ser praticada indoor ou outdoor. Geralmente praticado em um circuito que reúne diversos exercícios em uma só aula, o treinamento funcional trabalha, entre outras coisas, o fortalecimento muscular e o condicionamento cardiovascular com um alto gasto calórico.


Pular corda
Com apenas 30 minutos praticando essa "brincadeira de criança", você consegue gastar até 450 calorias! "É uma ótima opção para quem esta à procura de um exercício que trabalhe coordenação, resistência e, claro, um excelente gasto calórico", conta Alessandro.

Malhação 
Sim! "Puxar ferro" entra nessa lista por ser uma excelente opção para gastar muitas calorias com um só exercício. "Um programa de musculação bem elaborado pode ser um dos grandes pilares para a obtenção de um corpo escultural", explica Raphael. O segredo é ter pouco tempo de recuperação entre uma série e outra: no máximo 30 segundos! "Isso faz com que o metabolismo se mantenha acelerado e o gasto de calorias seja alto", explica Alessandro.

Dança 
Para quem quer fugir dos exercícios convencionais e ainda assim perder peso rapidamente, dançar é um ótima opção. Além de ser divertido, essa atividade ainda trabalha o corpo inteiro e a parte cardiorrespiratória, com um alto gasto calórico por hora de aula. Aulas da moda como a zumba e o sh'bam são ótimos investimentos. Ritmos latinos e o street dance também são boas opções para quem está na dúvida.

Governo de Alagoas vai distribuir 3,1 milhões de preservativos


Para assegurar a prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) durante o Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá distribuir 3,1 milhões de preservativos. Do total, serão 3 milhões de preservativos masculinos e 100 mil femininos, além de 100 mil saches de lubrificantes, que estarão à disposição dos foliões residentes nos 102 municípios do Estado.
Este ano, os 34 municípios que irão realizar festejos carnavalescos serão contemplados com o dobro do número de preservativos solicitados. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de DSTs e Aids, Selma Ferreira, o reforço na distribuição dos preservativos tem o propósito de frear o aumento do número de casos de DSTs no Estado, principalmente da Aids.
Isso porque, segundo o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), de 1986 até 2013 já foram registrados 4.843 portadores do vírus HIV em Alagoas, sendo 134 somente no ano passado. “Temos que focar a prevenção às DSTs. E uma forma eficaz de evitar o aumento dos casos de doenças sexualmente transmissíveis é tornar acessível os preservativos masculinos e femininos, além de orientar a população a utilizá-los corretamente durante a relação sexual”, destaca Selma Ferreira.
Saúde Sempre à Mão – Para isso, em 2012 a Sesau criou o Projeto Saúde Sempre à Mão, que tem como foco a prevenção das DSTs. Além de uma unidade móvel que percorre eventos distribuindo camisinhas masculinas e femininas, foram distribuídos 580 dispensadores com os 102 municípios.
Até 2011, a distribuição de preservativos ocorria, apenas, para àqueles que possuíam cadastro e compareciam às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na primeira avaliação do Projeto Saúde Sempre à Mão, realizada pela Sesau, houve a constatação de um aumento na distribuição dos preservativos.
“Durante o lançamento do projeto, o dispensador de preservativos chamou a atenção, porque possui informações essenciais, explicando como a camisinha deve ser usada e como é possível contrair DSTs e Aids. Da forma que as informações estão disponibilizadas, já que há indicações ilustrativas, qualquer pessoa pode entender o conteúdo, mesmo que não seja alfabetizada”, esclarece Selma Ferreira.
Reforço de Preservativo – Além de Maceió, Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Cajueiro, Coruripe, Delmiro Gouveia, Japaratinga, Jequiá da Praia, Limoeiro de Anadia, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Novo Lino, Palmeira dos Índios, Paripueira, Penedo e Piaçabuçu serão contemplados com o dobro de preservativos programados. Pilar, Piranhas, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, São José da Laje, São Luis do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Traipu, União dos Palmares e Viçosa também terão duplicado o número de camisinhas.

Semas abre inscrições para novos cursos do Pronatec



A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), está com matrículas abertas para novos cursos profissionalizantes disponibilizados de forma gratuita, nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
As inscrições estão abertas para oito cursos e serão oferecidas mais de 200 vagas.  As turmas de Pizzaiolo, Garçom, Camareira em Meios de Hospedagem e Recepcionista em Hospedagem serão capacitadas na unidade do Senac Poço. Na unidade do Senai, no mesmo bairro, ficarão as turmas de Encanador Predial e Mecânico de Motores a Diesel.
As aulas dos cursos de Operador de Injetora e Extrusora de Plástico e do Curso de Padeiro serão ministradas no Senai do Tabuleiro do Martins. Podem se matricular pessoas com idade a partir de 16 anos, que já tenham cursado ou estejam matriculados nos ensinos fundamental e médio. Há vagas disponíveis para os turnos manhã, tarde e noite.
Além de todo o material didático, também é disponibilizado ao aluno o Vale Transporte, o lanche e uma bolsa-auxílio.
“Os cursos gratuitos do Pronatec do Brasil Sem Miséria estão disponíveis para as pessoas inseridas no Cadastro Único para Programas Socias, independente se ser beneficiário ou não do Programa Bolsa Família. Em 2013, Maceió foi destaque nacional no número de matrículas e para este ano pretendemos continuar em destaque e, com isso, oferecer mais oportunidade para que pessoas em situação de vulnerabilidade social possam ser inseridas no mercado de trabalho”, enfatizou a secretária Municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti.
Para se matricular, basta procurar a sede do Cadastro Único – que fica na Rua Barão de Atalaia, 753, Poço – de segunda a sexta-feira no horário de 8h às 15h, e apresentar originais da Carteira de Identidade, CPF, Cartão do Bolsa Família ou NIS (Número de Inscrição Social), comprovante de residência e número de conta bancária.
O candidato interessado nas vagas do Senac deve apresentar comprovante de conta da Caixa Econômica Federal (CEF).
Mais informações pelo  telefone (82) 3315-9632.

Agressões contra crianças aumentaram na pandemia, diz especialista

O Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA) informou que publicará em seu  Site   nota técnica sobre todos os procedim...