quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Esportes de aventura e ecoturismo em Alagoas
O estado de Alagoas oferece belezas naturais incríveis para os praticantes de esportes de aventura e ecoturismo. Cachoeiras, lagoas, trilhas e atividades das mais variadas.
Este tipo de prática está em fase de crescimento no estado, com adeptos na capital, interior, e timidamente, turistas de outros estados começam a conhecer roteiros alternativos às famosas praias daqui.
Pedalando
Alagoas guarda ótimas trilhas para serem exploradas de bicicleta. Recomendo um passeio às margens da Lagoa Mundaú, pela estrada de terra que sai do bairro do Bebedouro em Maceió e vai até a cidade de Satuba. Se houver disposição, siga até os municípios de Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e assim por diante, de acordo com o fôlego do ciclista.
É uma longa pedalada se quiser dar a volta na lagoa, mas na pior das hipóteses, volta-se pelo mesmo caminho, na sombra de uma exuberante mata atlântica. Além das belezas naturais, vale conhecer as simpáticas cidades vizinhas de Maceió, sempre se mantendo na estradinha de terra que margeia a lagoa.
A estrada é tranqüila e bem plana, não oferece maiores riscos, é uma trilha bem passeio mesmo, pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha alguma experiência em pedalar, se não tiver, é bom levar alguém que tenha.
Pra chegar lá siga pela avenida principal do bairro de Bebedouro sentido norte, em direção ao bairro Santa Amélia. Antes de subir a ladeira da Chã do Bebedouro, dobre a esquerda junto com os trilhos do trem e siga pela estrada de barro que margeia os trilhos e a lagoa. Lembre de usar capacete e roupa adequada, leve água e boa viagem.
Rapel
Os praticantes de técnicas verticais encontram belos cenários no estado, como a ponte da BR-110 sobre o Rio São Francisco no belo sertão alagoano, que liga Delmiro Gouveia em Alagoas e Paulo Afonso na Bahia.
Outra ponte de paisagem exuberante é a da Lagoa do Roteiro, em Barra de São Miguel, no litoral sul, onde se miram grandes falésias, um imenso manguezal verdejante e o encontro da lagoa com o mar. Lugar fantástico.
Também é possível realizar esta atividade na cachoeira da Tiririca, município de Murici, em uma importante reserva de mata atlântica do estado. Murici poderia ser considerada a capital do ecoturismo em Alagoas.
Esta atividade segue normas e envolve certo risco. Para quem não tem experiência, equipamento adequado e formação para praticar, é fundamental entrar em contato com empresas de turismo que realizem este tipo de esporte e ofereçam seguro, equipamentos, etc.
Recomendo nesta dica a empresa Gato do Mato Expedições, pioneira nestes serviços em Alagoas, com pessoal treinado e diversos roteiros disponíveis.
Caminhar
Para os praticantes de Trekking, a Zona da Mata, ou Região dos Quilombos, oferece muito verde, águas e altitudes satisfatórias para um estado plano como alagoas.
Nos municípios de Murici e Viçosa pode-se caminhar por serras e refrescar o corpo em cachoeiras como as da Tiririca e do Anel, ou a trilha do Riacho do Socorró. Vale a pena conhecer também a histórica Serra da Barriga, no município de União dos Palmares.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Agressões contra crianças aumentaram na pandemia, diz especialista
O Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA) informou que publicará em seu Site nota técnica sobre todos os procedim...
-
O Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA) informou que publicará em seu Site nota técnica sobre todos os procedim...
-
Oi pessoal! Se você está matriculado em um curso online e deseja ampliar seus conhecimentos, confira 18 sites que podem ajudar seus ...
-
Em Administração, utilizamos um expediente importado lá do Oriente, mais precisamente do Japão pós-guerra, chamado de “5 S”. Este nome prové...
Nenhum comentário:
Postar um comentário