Weverton Silva conquistou medalha de prata na maior competição de educação profissional do planeta |
A cerimônia de encerramento do 'Worldskills' aconteceu na noite do último domingo (16), durante uma solenidade que reuniu dezenas de culturas e povos no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
O alagoano participou de uma competição histórica para a educação brasileira e ganhou medalha de prata. Na ocasião, o Brasil bateu recorde ao conquistar 27 medalhas no total. Foram 11 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze, além de 18 certificados de excelência. No ranking de pontos totais, o time brasileiro ficou no lugar mais alto do pódio.
Chamado ao palco do evento pelos apresentadores Otaviano Costa e Didi Wagner, Weverton foi só vibração ao ser anunciados como o segundo colocado na ocupação 'Construção em Alvenaria'. A prova foi inédita e os competidores tiveram oito horas para erguer um muro de alvenaria no formato de uma camisa de time de futebol.
"Foram dois anos de treinamento e o resultado foi definido em apenas quatro dias. Estou muito feliz por ser o segundo melhor do mundo na minha profissão. A sensação é de dever cumprido", afirmou ele, que estudou no Senai Alagoas.
Quer ser engenheiro civil
Destacando que o resultado abre as portas do mercado de trabalho e que já tem convites para lecionar, o aluno da instituição anuncia que não vai parar de estudar. "Vou fazer faculdade de Engenharia Civil", resume o jovem, que é um dos 27 medalhistas do Brasil no mundial de profissões. As provas foram realizadas durante os dias 12 a 15 deste mês, no Anhembi, capital paulista.
Este é o melhor desempenho do Brasil desde que começou a participar da competição, em 1983. O ranking soma a pontuação que os competidores de casa delegação obtiveram nos desafios.
Além da medalha de prata de Weverton Silva, Alagoas também contribui para outra vitória do time brasileiro. Treinado por Marcelo Strehl, do Núcleo de Tecnologia Multimídia do Senai Alagoas, o estudante Giovanni Kenji Shiroma, do Senai São Paulo, conquistou o ouro na ocupação 'Web Design'.
O que é a Worldskills
Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. Nas provas, os competidores precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais do dia a dia na indústria ou no setor de serviços.
Todos são avaliados pelas habilidades técnicas e pessoais. Os mais bem colocados em cada uma das ocupações recebem medalhas de ouro, prata e bronze. Conheça os 56 integrantes da delegação brasileira na edição 2015 da disputa.
A próxima edição do evento será em 2017, em Abu Dhabi.
Fonte: Gazetaweb