Aproveite os dias de folga para fazer sua declaração do Imposto de Renda; prazo acaba no próximo dia 29 |
Encerra no próximo dia 29 de abril o envio da declaração do Imposto de Renda 2011, mais da metade dos 24 milhões de contribuintes obrigados a declarar o IR ainda não prestou contas ao Fisco. Segundo a Receita Federal, foram recebidas até a tarde desta terça-feira pouco mais de 11 milhões de declarações. Para os quase 13 milhões de brasileiros que ainda precisam cumprir essa tarefa, uma boa oportunidade é aproveitar os dias de folga do feriado prolongado.
Quem deixa a declaração do Imposto de Renda para os últimos dias pode descobrir, tarde demais, que não tem todos os documentos em mãos. Além disso, a própria Receita Federal reconhece que o seu site pode sofrer com a lentidão provocada pelo aumento de acessos às vésperas do final do prazo.
Por isso, além de separar e organizar os documentos, os consultores especializados em tributos recomendam ao contribuinte que navegue pelo software de declaração antes de começar a inserir as informações no programa. O contribuinte também deve tomar todo o cuidado necessário ao digitar números de documentos e valores, pois a inconsistência de dados pode levar a pessoa a cair na malha fina.
A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. É importante ressaltar que aqueles que declaram o IR primeiro recebem antes a restituição do imposto.
Estão obrigados a declarar todos os contribuintes com rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25, de acordo com informações da Receita Federal publicadas no Diário Oficial da União. Pela primeira vez, a declaração não poderá ser entregue via formulários em papel.
O contribuinte terá de enviar a declaração pela internet, utilizando o programa disponível no site da Receita ou por meio de disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Outra novidade deste ano é que o IR vai gerar duas vias de recibo de entrega da declaração. Uma das vias não terá o número do recibo de entrega, de forma a proteger os dados dos declarantes.
Fonte: IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário